Africa

Açúcar bruto toca mínima de 4 meses em meio à queda do petróleo; café avança

LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do açúcar bruto negociados na ICE despencaram para mínimas de quatro meses nesta segunda-feira, à medida que os preços do petróleo recuaram até 33% depois de Arábia Saudita e Rússia iniciarem uma guerra de preços na esteira do colapso do pacto de oferta que os países mantinham.

O café arábica chegou a tocar uma mínima de um mês, mas se recuperou e terminou o dia em alta.

AÇÚCAR

* O contrato maio do açúcar bruto fechou em queda de 0,41 centavo de dólar, a 12,61 centavos de dólar por libra-peso, depois de atingir o menor valor em quatro meses (12,18 centavos).

* Os preços do petróleo sofreram a maior queda diária desde a Guerra do Golfo de 1991, com Arábia Saudita e Rússia indicando que irão elevar produção em um mercado que já enfrenta sobreoferta de petróleo.

* Preços mais baixos do petróleo podem incentivar usinas do centro-sul do Brasil a produzir mais açúcar, em detrimento do etanol.

* “O principal fator é a liquidação de posições compradas especulativas”, disse em nota a Sucden Financial, sobre a forte queda.

* A empresa acrescentou, porém: “Se a disputa entre Rússia e Arábia Saudita esfriar e/ou os casos de coronavírus começarem a diminuir, os operadores do mercado de açúcar vão perguntar a eles próprios se uma queda de 300 pontos é justificada. A estrutura ainda aponta para aperto.”

* O açúcar branco para maio recuou 14,7 dólares, terminando o dia cotado a 355,60 dólares por tonelada.

CAFÉ

* O contrato maio do café arábica fechou em alta de 1,8 centavo de dólar, a 1,0920 dólar por libra-peso, recuperando-se após tocar o menor valor em um mês durante a sessão (1,0255 dólar).

* Os prêmios recordes do café arábica verificados nos mercados físicos podem desencadear compras por fundos, pois operadores esperam que tais cotações causem um efeito indireto sobre a disponibilidade de estoques do grão para entrega quando os contratos na bolsa expirarem.

* O café robusta para maio avançou 2 dólares, para 1.247 dólares por tonelada.

(Por Maytaal Angel)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG281YE-BASEIMAGE

To Top