Agro

Agroconsult vê alta de 12% na produção de açúcar do CS em 20/21

SÃO PAULO (Reuters) – A moagem de cana do centro-sul do Brasil foi estimada em 600 milhões de toneladas em 2020/21, aumento de 1,7% ante a temporada passada, de acordo com levantamento da Agroconsult, que também aponta uma alta de 12% na produção de açúcar.

Mas a consultoria admitiu a possibilidade de a safra da principal região produtora do país ser maior, podendo atingir cerca de 620 milhões de toneladas, se previsões de chuvas em março e abril se confirmarem.

Considerando a estimativa preliminar, a produção de açúcar atingiria 30,1 milhões de toneladas, enquanto a de etanol de cana cairia 6%, para 30,6 bilhões de litros.

A consultoria, no entanto, alertou que a queda dos preços do petróleo e o crescimento de casos do coronavírus no mundo podem interferir nas cotações de açúcar e etanol, o que pode mudar os planos das usinas na hora de definir a destinação da matéria-prima.

Com um dólar em máximas históricas frente ao real e expectativa de um déficit global de mais de 9 milhões de toneladas, usinas no Brasil estão se planejando para produzir mais açúcar em 2020/21.

Mas o analista Fabio Meneghin observou que o coronavírus e a crise do petróleo trazem “muitas dúvidas e incertezas sobre os preços do açúcar e do etanol, influenciando diretamente no mix de produção, nas margens das usinas e no endividamento do setor sucroenergético”.

Ainda segundo levantamento da Agroconsult, a produtividade média dos canaviais está estimada em 76,8 toneladas por hectare, desempenho 1% maior em relação à safra anterior, enquanto a taxa de renovação das lavouras continua abaixo do ideal.

“A taxa de renovação não tem sido suficiente para conter o envelhecimento das lavouras”, disse ele.

No entanto, os índices de vegetação acumulados estão bem acima dos observados no ano anterior, indicando maior crescimento dos canaviais, completou o sócio analista da consultoria.

Se a produção de etanol de cana deverá cair, nas estimativas da Agroconsult, a fabricação do biocombustível feito a partir de milho deverá saltar 47% de uma safra para outra, para 2,4 bilhões de litros, disse a consultoria.

(Por Roberto Samora)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG291PQ-BASEIMAGE

To Top