Africa

Preços do petróleo sobem 8% com expectativa de estímulo e corte de gastos por produtores

Por Scott DiSavino

NOVA YORK (Reuters) – Os preços do petróleo saltaram mais de 8% nesta terça-feira, recuperando-se parcialmente da forte queda da véspera, a maior em quase 30 anos, com a possibilidade de estímulos econômicos encorajando compras e produtores norte-americanos decidindo reduzir gastos, movimento que pode levar a cortes de produção.

Na segunda-feira, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu “grandes” medidas para proteger a economia do país contra a disseminação do coronavírus. Já o governo do Japão anunciou que planeja gastar mais de 4 bilhões de dólares em um segundo pacote de medidas para lidar com as consequências do vírus.

Enquanto isso, produtores norte-americanos de “shale” (petróleo não convencional), entre eles a Occidental Petroleum, aprofundaram cortes de gastos, o que pode levar à redução da produção.

“Houve uma resposta quase que imediata dos produtores norte-americanos para cortar gastos, o que provavelmente resultará na diminuição da produção de petróleo dos EUA nos próximos meses”, disse John Kilduff, sócio da Again Capital em Nova York, acrescentando que “a rapidez dessa resposta ajudou a impulsionar o mercado depois do colapso de segunda-feira”, quando os preços caíram cerca de 25%.

Os contratos futuros do petróleo Brent fecharam em alta de 2,86 dólares, ou 8,3%, a 37,22 dólares por barril. Já o petróleo dos EUA avançou 3,23 dólares, ou 10,4%, para 34,36 dólares o barril.

Operadores classificaram a sessão como um “inside day”, uma vez que nenhum dos valores de referência tocou as mínimas ou máximas da véspera, e disseram que os preços aparentam estar se consolidando em um novo intervalo.

(Reportagem adicional de Ahmad Ghaddar, em Londres, e Jessica Jaganathan, em Cingapura)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG291V9-BASEIMAGE

To Top