Africa

Açúcar e café recuam na ICE, coronavírus segue abalando mercados

NOVA YORK/LONDRES (Reuters) – Os contratos futuros do açúcar e café negociados na ICE recuaram nesta quinta-feira, à medida que mercados acionários globais entraram em “bear market” e o petróleo voltou a despencar, depois de o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impôr limites às viagens da Europa para o país visando conter o avanço do coronavírus.

AÇÚCAR

* O vencimento maio do açúcar bruto fechou em queda de 0,64 centavo de dólar, a 11,62 centavos de dólar por libra-peso, depois de tocar uma mínima de mais de cinco meses (11,53 centavos), que também é o menor valor já registrado pelo contrato.

* A Petrobras anunciou a redução do preço do diesel nas refinarias em 6,5% e o da gasolina em 9,5%, movimento que pode impulsionar a produção de açúcar no Brasil e reduzir a de etanol.

* “O mercado está tentando se equilibrar, vai ficar volátil por alguns dias. Em termos de açúcar, a correlação com os preços da energia tem sido muito forte”, disse Carlos Mera, do Rabobank.

* “Nós ainda temos uma situação (de aperto) de oferta na Tailândia, e não esperamos muita recuperação para o próximo ano, então nestes níveis nós adotaríamos uma abordagem levemente altista”, acrescentou Mera.

* O açúcar branco para maio cedeu 5,1 dólares, terminando o dia cotado a 354,10 dólares por tonelada.

CAFÉ

* O contrato maio do café arábica fechou em queda de 3,2 centavos de dólar, a 1,0885 dólar por libra-peso.

* Os estoques de arábica continuam a cair, enquanto a demanda parece se sustentar bem. Ainda assim, o arábica não está totalmente imune às liquidações geradas pelo coronavírus.

* Produtores de café da Colômbia estão se beneficiando da desvalorização do peso frente ao dólar, dos crescentes preços no mercado internacional e dos prêmios mais elevados, fatores que os ajudam a recuperar perdas verificadas nos últimos anos, disse o presidente da Federação Nacional de Cafeicultores do país.

* O café robusta para maio cedeu 22 dólares, a 1.249 dólares por tonelada.

(Reportagem de Maytaal Angel e Marcelo Teixeira)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2B2CK-BASEIMAGE

To Top