Asia

Espanha anuncia pacote para lidar com “tsunami” do coronavírus

Por Belén Carreño e Ingrid Melander

MADRI (Reuters) – A Espanha anunciou nesta quinta-feira medidas para lidar com o impacto econômico da epidemia de coronavírus, que os hoteleiros do país descreveram como um “tsunami” que ameaça a sobrevivência de seu negócio.

Recursos serão encaminhados a autoridades de saúde central e regionais, os preços de remédios e equipamentos médicos serão reduzidos e o setor turístico também receberá auxílio financeiro.

Mas há pouco dinheiro novo no pacote de 18 bilhões de euros anunciado pelo primeiro-ministro, Pedro Sánchez, e parte do montante já contingenciado simplesmente será adiantado.

O grosso do pacote almeja permitir que pequenos negócios façam pagamentos de impostos parcelados ou atrasados ao longo dos próximos seis meses.

“Estes são momentos difíceis, mas os superaremos”, disse Sánchez em uma coletiva de imprensa. “Superaremos isso com união e responsabilidade de todos.”

A Espanha, que inicialmente não fez muito para reagir ao surto, mudou de curso nesta semana depois que as infecções dispararam, ordenando uma proibição de voos vindos da Itália, desaconselhando viagens domésticas e internacionais e fechando algumas escolas.

O total de mortes de coronavírus no país subiu para 84 nesta quinta-feira, um aumento de quase 80% em relação ao dia anterior. A Espanha só fica atrás da Itália em número de casos da doença na Europa.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2B254-BASEIMAGE

To Top