Africa

Países africanos fecham fronteiras e cancelam voos para conter coronavírus

Por Omar Mohammed e Duncan Miriri

NAIRÓBI (Reuters) – Países africanos fecham fronteiras e cancelam voos para conter coronavírus. Vários países africanos fecharam suas fronteiras, cancelaram voos e impuseram exigências rígidas de entrada e quarentena neste domingo, em medidas para conter a disseminação do novo coronavírus, presente em 26 nações do continente e cujos casos continuam a crescer. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

“O governo está suspendendo viagens para todas as pessoas vindo para o Quênia de qualquer país com casos relatados de coronavírus… apenas cidadãos quenianos ou estrangeiros com permissão de residência válida terão a entrada permitida, desde que entrem em auto-quarentena”, afirmou o presidente Uhuru Kenyatta à nação em um discurso transmitido pela televisão.

Qualquer pessoa que chegou ao Quênia nos últimos 14 dias terá que entrar em quarentena, afirmou ele. A proibição entrará em vigor em 48 horas e permanecerá válida pelo menos por 30 dias.

As escolas e universidades deverão ser fechadas imediatamente até o fim da semana, acrescentou o presidente. Cidadãos ainda serão encorajados a fazerem transações sem dinheiro vivo para cortar o risco de lidar com notas contaminadas. 

No oeste da África, Gana proibirá a partir de terça-feira a entrada de qualquer um que esteve em um país com mais de 200 casos do vírus nos últimos 14 dias, a menos que seja um residente oficial ou cidadão ganense.

No sul da África, Namíbia ordenou o fechamento das escolas por um mês, após dois casos confirmados de coronavírus serem anunciados neste sábado. 

Outras nações também fecharam escolas e cancelaram festivais religiosos e eventos esportivos para minimizar o risco de transmissões de coronavírus. Por volta de 156,6 mil pessoas ao redor do mundo já foram infectadas e quase 6 mil morreram. 

Quênia e Etiópia registraram três e quatro casos respectivamente, disseram autoridades das duas nações neste domingo, dois dias depois de ambos países terem relatado os seus primeiros casos. Todos os novos casos foram descobertos traçando os contatos do primeiro paciente infectado em cada país, disseram as autoridades. 

Djibouti, que não tem casos confirmados de Covid-19, anunciou neste domingo que está suspendendo todos os voos internacionais. A Tanzânia, que também não tem casos ainda, cancelou voos para a Índia e suspendeu jogos escolares. 

Até este domingo, casos haviam sido relatados em Marrocos, Tunísia, Egito, Argélia, Senegal, Togo, Camarões, Burkina Faso, República Democrática do Congo, África do Sul, Nigéria, Costa do Marfim, Gabão, Gana, Guiné, Sudão, Quênia, Etiópia, Mauritânia, Ruanda, Seicheles, Essuatíni, Namíbia, República Centro-Africana, República do Congo e Guiné Equatorial. 

(Por Ed Mc Allister em Dakar, Omar Mohammed e Duncan Miriri em Nairóbi, Giulia Paravicini em Addis Ababa e Nyasha Nyaungwa em Windhoek)

To Top