Esportes

Colômbia engrossa coro que pede adiamento da Tóquio 2020 se coronavírus persistir

Por Luis Jaime Acosta

BOGOTÁ (Reuters) – A Olimpíada de Tóquio de 2020 deveria ser adiada se a epidemia de coronavírus não for controlada logo, disse o chefe do Comitê Olímpico da Colômbia, engrossando um coro que vem pedindo a suspensão do evento.

Apesar das suspensões de campeonatos e classificatórias olímpicas em todo o mundo, o Comitê Olímpico Internacional (COI) disse que não pretende cancelar os Jogos, que estão previstos para começar em 24 de julho.

“A decisão mais prudente e, é claro, mais respeitosa do Comitê Olímpico Internacional e dos organizadores de Tóquio é adiar os Jogos caso eles não possam dar uma garantia de participação sem risco”, disse Baltazar Medida, chefe do Comitê Olímpico da Colômbia, à Reuters, na noite de quinta-feira.

“Se não conseguirem isso, indubitavelmente eles terão que ser adiados”.

Não se debateu um adiamento dos Jogos em um telefonema recente com comitês olímpicos nacionais, disse Medida, mas se deveria fazê-lo se o surto persistir nos próximos meses.

O Japão está esperando 600 mil espectadores estrangeiros e atletas para o evento, no qual patrocinadores injetaram bilhões de dólares e ao menos 12 bilhões foram gastos com os preparativos.

O coronavírus, que surgiu na China no final do ano passado, já matou mais de 10 mil pessoas em todo o mundo.

“Em minha opinião pessoal, diria que sim (deveria ser adiado), e tenho certeza de que o Comitê Olímpico Internacional o faria porque é uma maneira de se agir com responsabilidade”, disse. “Não podemos, para cumprir o cronograma destes ou daqueles Jogos, colocar em risco a saúde de 10.500 atletas e todas as pessoas com eles”.

Se o evento acontecer nas datas programadas, o desempenho dos atletas provavelmente terá sido prejudicado pela suspensão dos treinos, argumentou Medida.

“No caso de os Jogos acontecerem, pode se que os competidores não atinjam seu melhor nível técnico porque tiveram que interromper seu processo de preparação”.

Até agora, 29 atletas colombianos se qualificaram para a Olimpíada. Assim que as competições classificatórias forem retomadas, o número pode chegar a 95, segundo Medida.

((Tradução Redação Rio de Janeiro; 55 21 2223-7128))

REUTERS PF

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2J21Q-BASEIMAGE

To Top