Benefícios

FGTS com os novos saldos e extratos para pagamentos pela Caixa

Celular FGTS saques
rafapress/Shutterstock.com

FGTS com os novos saldos e extratos para pagamentos pela Caixa Você sabe quanto dinheiro tem na sua conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS)? Se sua resposta é não, você não está sozinho. Segundo uma pesquisa realizada pela Serasa e pelo Banco Pan em 2022, quatro em cada dez trabalhadores brasileiros desconhecem o valor do saldo do FGTS em suas contas, e 16% sequer sabem que é possível consultar esse saldo junto à Caixa Econômica Federal.

Para quem não está familiarizado com o FGTS, este guia oferece todas as informações necessárias. Continue lendo para entender mais sobre este benefício.

O Que é o Saldo do FGTS?

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado pela Lei nº 5.107, de 13 de setembro de 1966, com o objetivo de proteger o trabalhador com carteira assinada em caso de demissão sem justa causa.

Basicamente, a cada mês, 8% do salário de cada colaborador de uma empresa é depositado em uma conta vinculada na Caixa Econômica Federal. Esses depósitos formam o saldo do FGTS, que só pode ser sacado em situações específicas, como para compra da casa própria, em casos de doenças graves, demissão por justa causa, entre outras circunstâncias.

Como Consultar o Saldo do FGTS Online

Felizmente, é possível verificar o saldo do FGTS online. Por meio do Internet Banking no computador ou do aplicativo da Caixa no celular ou tablet, você pode descobrir o valor disponível e até mesmo solicitar saques ou antecipações do Saque Aniversário.

Outra opção é cadastrar seu número de celular para receber mensagens via SMS da Caixa, informando sobre a regularidade dos depósitos e saldo do FGTS.

Além disso, o aplicativo FGTS, disponível na App Store ou no Google Play, permite que você consulte o saldo a qualquer momento e atualize seu endereço, solicite saques, entre outras funcionalidades.

Como Funciona o Rendimento do FGTS

O FGTS rende 3% ao ano mais a taxa referencial (TR). Assim, o trabalhador que mantiver saldo positivo na conta do FGTS até 31 de dezembro receberá um crédito de distribuição de resultado até 31 de agosto do ano seguinte.

Sobre os valores creditados na conta do FGTS, provenientes da distribuição, os trabalhadores podem sacar caso se enquadrem em uma das hipóteses de saque previstas pela Lei 8.036/90.

Quando e Como Sacar o FGTS

Existem diversas situações em que o saque imediato do FGTS é permitido, como demissão sem justa causa, término de contrato por prazo determinado, aposentadoria, entre outras.

O Saque Aniversário e a antecipação do Saque Aniversário são novas modalidades de saque instituídas pela Medida Provisória nº 889/2019.

Como Conseguir um Empréstimo Utilizando o FGTS

Para solicitar um empréstimo utilizando o FGTS, o primeiro passo é optar pelo Saque Aniversário no aplicativo do FGTS, Caixa Tem ou no site da Caixa. Depois, é possível fazer a solicitação utilizando os canais de atendimento da Caixa ou o Serasa eCred, que pesquisa ofertas de empréstimo com base no seu perfil financeiro e necessidades.

Essas são as principais informações sobre o saldo do FGTS e como utilizá-lo de forma online. Não deixe de consultar regularmente seu saldo e conhecer seus direitos em relação a esse benefício trabalhista tão importante.

To Top