Agência Brasil

Primeira paciente internada no DF está em “estado gravíssimo"

A primeira moradora do Distrito Federal diagnosticada com coronavírus está em “estado gravíssimo”. A Secretaria de Saúde da capital informou, em boletim médico divulgado na tarde de ontem (22), que ela está em coma induzido, respirando por aparelhos e voltou a apresentar picos de febre.

A mulher de 52 anos viajou para a Inglaterra e, após retornar, teve resultado positivo para o coronavírus, no dia 5 de março. Ela está internada no Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). Seu marido foi o segundo caso confirmado da doença na capital federal.

“Ela apresenta síndrome respiratória aguda severa. Apresenta ainda comorbidades, que agravam o quadro clínico. A paciente está sob cuidados intensivos da equipe multidisciplinar e todo suporte técnico-científico”, diz o boletim médico.

Casos no DF

Segundo o governo do Distrito Federal, já foram registrados 117 casos de Covid-19, sendo que oito deles não tiveram relação direta ou indireta com viagem internacional. Na última semana, o Ministério da Saúde reconheceu a existência de transmissão comunitária no território nacional, que já havia sido evidenciada em alguns estados brasileiros.

A transmissão comunitária é uma modalidade de circulação na qual as autoridades de saúde não conseguem mais rastrear o primeiro paciente que originou as cadeias de infecção, ou quando esta já envolve mais de cinco gerações de pessoas. Ela difere dos casos importados (quando uma pessoa adquire o vírus em viagens ao exterior) e da transmissão local (quando alguém é contaminado por contato com alguém infectado em outro país).

No Brasil, já são 1.546 casos e 25 mortes em decorrência de Covid-19. No mundo todo, o novo coronavírus já infectou 292.142 pessoas, sendo 26.069 entre sábado (21) e domingo (22). Mais de 12,7 mil pessoas já morreram.

To Top