Últimas Notícias

Twitter apaga posts de Flávio e Salles com vídeo descontextualizado de Drauzio

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Twitter apagou tuítes do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, e do senador Flávio Bolsonaro (sem partido-RJ), que utilizavam fora de contexto um vídeo antigo do médico Drauzio Varella sobre a crise do coronavírus.
A empresa considerou que as postagens violavam as regras de uso da rede ao potencialmente colocar as pessoas em maior risco de transmitir o vírus.
O vídeo foi gravado por Drauzio Varella em janeiro e tecia comentários sobre aquele momento da crise, quando ainda não existiam casos de contaminação no Brasil. No vídeo de janeiro, o médico dizia que estava levando a vida normalmente e que não havia motivo para pânico.
No entanto, Flávio Bolsonaro e Salles compartilharam o vídeo nos últimos dias, sem contexto, levando seus seguidores a acreditarem que Varella estava comentando a situação atual da crise no país, com mais de 1.500 casos confirmados e 25 mortos.
O médico escreveu ao ministro Salles pelo Twitter e pediu responsabilidade.
“Na posição de ministro, esperamos que o senhor, no mínimo, tenha a responsabilidade de se atentar à data em que esse vídeo foi publicado (30.jan), uma vez que a situação em torno do coronavírus muda rapidamente”, disse, por meio de seu perfil.
“Estão fazendo uso político e divulgando um vídeo antigo produzido por nós sobre coronavírus, publicado em 30 de janeiro. Não sabemos por qual motivo ou qual a intenção, mas isso é desserviço”, escreveu a equipe do médico, também no Twitter.
Neste domingo (22), em quadro no Fantástico, da TV Globo, ele disse que “gente mal-intencionada” estava compartilhando o vídeo gravado em janeiro. “Vale o que eu digo agora e o que direi nas próximas semanas: fique em casa o máximo possível“, afirmou.
Em nota à reportagem, o Twitter afirmou sobre o caso que “anunciou recentemente em todo o mundo a expansão de suas regras para abranger conteúdos que forem eventualmente contra informações de saúde pública orientadas por fontes oficiais e possam colocar as pessoas em maior risco de transmitir Covid-19”.
Entre as novas regras do Twitter estão a proibição de posts que neguem recomendações de saúde de autoridades locais ou globais ou que façam afirmações específicas em torno das informações do Covid-19 que têm como objetivo manipular as pessoas.

To Top