Benefícios

Consulte andamento da Aposentadoria através do MEU INSS

Consulte andamento da Aposentadoria através do MEU INSS. A atualização da página de serviços do INSS na internet facilitou a consulta aos pedidos de aposentadorias, pensões e auxílios-doença que aguardam resposta do órgão. Além de não exigir senha de acesso, o caminho para chegar à informação está mais curto. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Na versão disponível à população desde o final de fevereiro, o item que permite conferir a situação do requerimento está logo na página inicial do Meu INSS, que pode ser acessado nos endereços www.meu.inss.gov.br ou gov.br/meuinss e também por aplicativo para sistemas Android e IOS.
Para acompanhar o pedido, o segurado pode clicar em “Agendamento/Solicitações”. Esse é o primeiro item da seção de serviços sem senha, em destaque na tela que aparece para o usuário que entra no site.

INSS: As perguntas e respostas sobre o Auxílio Reclusão(Abre numa nova aba do navegador)

A página seguinte pedirá apenas três dados do titular: nome completo, número do CPF e data de nascimento.

Ao avançar para a tela seguinte, sem precisar fazer login, o segurado terá acesso às fichas de todos os requerimentos feitos por ele ao INSS.

Para pedidos de benefícios que estão na fila de espera para serem analisados, a ficha destacará que o atendimento é a distância e que a solicitação está em análise.

Atualmente, 1,3 milhão de requerimentos aguardam análise há mais de 45 dias, prazo oficial para a resposta aos requerentes. Ao todo, o INSS acumula cerca de 2 milhões de pedidos de benefícios previdenciários.

O acompanhamento por meio do Meu INSS pode evitar, por exemplo, que o beneficiário espere mais tempo que o necessário para sacar o primeiro pagamento e os valores atrasados, em caso de concessão.

A carta que o órgão envia ao segurado costuma levar algumas semanas para chegar às mãos do novo beneficiário.

Nas situações em que o direito é negado, o segurado atento à situação do pedido pode ganhar tempo para apresentar o recurso à Previdência.
O prazo para recorrer é de 30 dias após o segurado ser comunicado sobre o resultado da análise. Quem excede esse período para fazer a contestação precisa refazer o pedido de benefício para tentar obter a concessão pela via administrativa (sem ir à Justiça).

Filas para concessão de Aposentadoria sofre novo aumento(Abre numa nova aba do navegador)

Ao fazer um novo pedido, mesmo que a concessão ocorra, não há direito à contagem dos atrasados desde o pedido antigo.

A plataforma Meu INSS foi lançada em julho de 2018 como parte das inovações tecnológicas em que o governo apostou para tentar evitar o colapso no atendimento da Previdência previsto para 2019, ano em que parte considerável dos servidores do órgão teriam condições mais vantajosas de aposentadoria.

Inicialmente, o Meu INSS recebeu críticas pelo complexo sistema de cadastro de senha, que exigia do usuário diversas informações para acessar os serviços.

Carteira Digital de Trânsito passa a permitir indicação do condutor no Detran(Abre numa nova aba do navegador)

To Top