Economia

GM sacará US$16 bi de linha de crédito; suspende perspectiva para 2020

(Reuters) – A General Motors <GM.N> disse nesta terça-feira que vai sacar cerca de 16 bilhões de dólares de suas linhas de crédito em uma tentativa de aumentar a liquidez em meio ao crescente impacto do surto de coronavírus em seus negócios.

A montadora norte-americana, que também suspendeu sua perspectiva para 2020, disse que estava avaliando seu dividendo trimestral, mas ainda não decidiu suspendê-lo. No final de 2019, a GM tinha 34,6 bilhões de dólares em liquidez, incluindo 17,3 bilhões em dinheiro.

“Estamos adotando agressivamente medidas de austeridade para economizar dinheiro e estamos tomando as medidas necessárias nesse ambiente de mudança e incerteza para gerenciar nossa liquidez”, afirmou a presidente-executiva, Mary Barra.

Na semana passada, a rival Ford <F.N> abandonou sua perspectiva para 2020 e disse que sacou 15,4 bilhões de dólares de duas linhas de crédito para reforçar seu balanço.

Analistas acreditam que liquidez corporativa é fundamental e as montadoras norte-americanas têm balanços fortes o suficiente para suportar o impacto do surto.

Enquanto isso, a demanda por veículos novos nos EUA caiu 13% nos primeiros 19 dias de março, segundo a empresa de pesquisa JD Power, enquanto o Morgan Stanley espera que as vendas de automóveis caiam 9% este ano, a primeira queda em muitos anos.

(Por Joe White em Detroit, Rachit Vats e Sanjana Shivdas em Bengaluru)

((Tradução Redação São Paulo; 55 11 56447727))

REUTERS PS PAL

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2N21F-BASEIMAGE

To Top