Últimas Notícias

Canarana altera decreto sobre coronavírus para permitir transporte de grãos

SÃO PAULO (Reuters) – A cidade de Canarana, em Mato Grosso, vai modificar um decreto que paralisava grande parte dos serviços locais, revertendo especificamente um inciso que impedia tradings de escoar grãos para fora da cidade, disse o prefeito nesta quarta-feira.

O prefeito Fábio de Faria afirmou à Reuters por telefone que a decisão foi tomada após uma reunião com um sindicato rural, que pediu autorização para que os grãos pudessem ser transportados. Uma nova versão do decreto deve ser publicada até o final do dia, segundo ele.

Antes da decisão de alterar o decreto, Faria e grandes tradings, como a norte-americana Cargill, a francesa Louis Dreyfus e a chinesa Cofco, negociavam um período de dez dias para adaptação à medida.

O prefeito disse que esse período não será mais necessário, uma vez que o novo decreto permitirá que as empresas continuem escoando os grãos sem restrições.

Faria acrescentou que as tradings se comprometeram a novos protocolos sanitários para proteger as pessoas envolvidas no comércio e carregamento dos grãos.

Cerca de 2 mil caminhões devem passar pela cidade nos próximos dez dias, trabalhando para escoar a soja que ainda está nos campos, disse o prefeito, acrescentando que as empresas assumiram o compromisso de testar os caminhoneiros para o coronavírus.

(Por Ana Mano)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2O237-BASEIMAGE

To Top