Como evitar os golpes ou fraudes nesse período de coronavírus? Muitos clientes estão sem sair de casa por conta da situação de epidemia causada pelo COVID-19 (Coronavírus). Assim, é importante que os consumidores estejam atentos para não cair em golpes ou fraudes. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale
Muita atenção ao golpe do motoboy, em que o criminoso liga se passando por um funcionário do banco ou da administradora de cartões, inclusive, informando os dados verdadeiros do cliente para passar credibilidade.
O criminoso afirma que o cartão foi clonado ou que há compras suspeitas, sendo necessário o cancelamento do cartão. Para efetuar o cancelamento, orienta o cliente a digitar alguns dados no telefone, entre eles a senha do cartão, e para concluir o cancelamento, orienta a cortar o cartão ao meio que um motoboy irá buscar o cartão supostamente destruído, para segurança da operação.
Com os dados do cliente, a senha e o chip em mãos, os golpistas fazem diversas compras no cartão, gerando prejuízos de milhares de reais. Diante do perigo, listamos algumas dicas de prevenção:
- Caso você desconfie de alguma ligação vinda da Caixa, desligue o telefone e retorne para a Central de Atendimento Cartões Caixa, ligando de outro número de telefone. Os números podem ser encontrados no site da Caixa ou no verso do seu cartão.
- Fique atento se for solicitado o recolhimento de cartões: a Caixa nunca recolhe cartões bancários, mesmo que inutilizados. Também não é uma prática do banco pedir que o cliente digite ou informe senhas.
- Se precisar jogar fora um cartão, destrua-o completamente, cortando seu chip ao meio, e nunca o entregue a ninguém.
Caixa pausa o pagamento de prestações por causa do Coronavírus(Abre numa nova aba do navegador)
Com a adoção dessas medidas simples, podem ser evitados vários transtornos. É necessário muito cuidado antes de informar dados pessoais ou bancários na internet, além de se certificar de que está acessando páginas confiáveis.
A Caixa não recolhe cartões destruídos. No caso de ligações oferecendo motoboy para buscar o cartão na residência, desconfie e não forneça nenhuma informação. Não confirme dados como número de cartão e CVC (código de verificação de cartão) quando solicitado e também não clique em links enviados em nome da Caixa. A instituição não envia links por e-mail, SMS ou WhatsApp.
Caso perceba algo estranho ou duvidoso em nome da Caixa, entre em contato através do endereço: [email protected].
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