Benefícios

Ligação de videos em tempos de pandemia ajudam o entretenimento entre familiares

Saiba fazer ligações em vídeo para várias pessoas ao mesmo tempo

Ligação de videos em tempos de pandemia ajudam o entretenimento entre familiares. Não pode juntar gente e nem sair para abraçar os amigos… Em tempos de luta contra o coronavírus, o jeito tem sido matar a saudade e espantar a solidão por ligações de video online. Além de ser seguro conversar à distância, não custa nada: existem muitas opções grátis. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

As principais redes sociais oferecem videochat (só não tem no Twitter), mas a maioria limita muito o número de pessoas. Para grupos maiores, existem outras plataformas mais conhecidas por quem já usa para trabalho: do tradicional Skype ao Google Hangouts e o Zoom.

Confira os recursos oferecidos pelo aplicativo do Detran para os Motoristas(Abre numa nova aba do navegador)

Dá para reunir as crianças da sala da escola, promover aulas e shows online, comemorar aniversários cuja festinha foi adiada e até happy hours (não vai precisar brindar com o espelho 😉

View image on Twitter
View image on Twitter

Veja abaixo o guia de como usar as principais plataformas gratuitas. Caso vá fazer as chamadas do computador, não esqueça de verificar se ele tem câmera e microfone (dá para usar um fone com microfone também).

WhatsApp

Limitado a 4 pessoas por videochamada.

Apesar de ser muito popular no Brasil como aplicativo de conversas em texto e áudio, inclusive com grupos, na hora da conversa em vídeo, o WhatsApp só aceita até 4 pessoas, e somente pelo celular (não funciona na versão web). Por outro lado, é bem simples de fazer e todas as pessoas aparecem na tela dividida.

Como fazer chamada em vídeo pelo WhatsApp:

  • Para chamar pessoas que estão num mesmo grupo, abra a aba de conversa desse grupo e clique no ícone de telefone que fica no canto superior direito
  • Um menu vai aparecer na parte de baixo da tela, com uma lista dos participantes do grupo. Você poderá selecionar até 3 pessoas, para chamar (com você, serão 4). Feito isso, clique no ícone da câmera
  • Para chamar fora de gruposelecione primeiro uma pessoa e abra a aba de conversaClique no ícone de câmera que fica no canto superior direito (ao lado do ícone de telefone).
  • Inicie a chamada em vídeo e, no canto superior direito, vai aparecer a opção de adicionar mais pessoas (um sinal de +). Você poderá adicionar até 3 (com você, serão 4).

Veja como fazer a consulta online do seu abono do PIS(Abre numa nova aba do navegador)

Instagram

Limitado a 6 pessoas por videochamada.

A rede social também tem a opção de conversa em vídeo em grupo, no Direct (ou Inbox). Mas também é limitada, e somente pelo celular. Todas aparecem na tela dividida.

Como fazer chamada em vídeo pelo Instagram:

  • Ao entrar no Instagram, clique no ícone de mensagem direta (seta), no canto superior direito da tela inicial
  • Toque no ícone da câmera no canto superior direito
  • Selecione até 5 pessoas (com você, serão 6).

Facebook Messenger

Até 50 pessoas por videochamada.

O Messenger é bem menos limitado que seus “colegas de firma” WhatsApp e Instagram para chamadas em vídeo. Porém, com mais de 6 pessoas na chamada, a tela só mostra quem estiver falando na hora.

Como fazer chamada em vídeo no Facebook Messenger:

  • É mais fácil usar o aplicativo do Messenger (pode baixar clicando no ícone do Messenger dentro do Facebook ou pela pela loja de aplicativos – Google Play ou App Store, se tiver iPhone);
  • Se não quiser, dá para entrar pela própria página do Facebook no celular, tablet ou computador, e clicar no ícone do Messenger (no canto superior direito)
  • Selecione as pessoas ou o grupo e clique no ícone da câmera
  • Lembre-se de que, com mais de 6 pessoas, a tela só mostra quem estiver falando na hora.

Google Hangouts

Até 25 pessoas por videochamada.

Muito usado para conversas de texto, é como se fosse um “whatsapp” do Google. Ele junta pessoas que tenham qualquer conta na plataforma (Gmail, YouTube, etc).

Como fazer chamada em vídeo no Google Hangouts:

  • Mesmo que nunca tenha usado, você já tem acesso a ele e talvez não saiba. Se você já usa Gmail, por exemplo, o HangOut fica logo abaixo da lista de pastas, à esquerda (onde aparece o seu perfil)
  • Ou você pode entrar em hangouts.google.com. A página tem um ambiente próprio e mais “amigável”, que não se mistura com seus e-mails
  • Também é possível fazer o download do app para celular/tablet pela loja de aplicativos (Google Play ou App Store, se for iphone)
  • Você pode buscar seus amigos entre seus contatos (pessoas com quem você já trocou e-mail pelo Gmail estão ali automaticamente, assim como contatos que possui em celulares Android, por exemplo). Ou pode convidar pessoas
  • Aí é só clicar noentrar na opção “Vídeochamada” (no computador) ou
  • E você pode criar um grupo, assim como no WhatsApp, para não ter que mandar convite um por um nas próximas vezes.

Skype

Até 50 pessoas por videochamada.

Pertencente à Microsoft, é um dos primeiros apps de conversa em vídeo online, lançado em 2003. Além de chamadas em vídeo (ou só áudio) e texto, ele também permite compartilhar a tela do computador (a pessoa pode ver o que está na tela da outra e ajudar a resolver algum problema, por exemplo).

Como os demais citados na reportagem, ele é gratuito, a menos que você queira comprar crédito para fazer chamadas telefônicas para telefones fixos e celulares. Existe a versão Skype for Business, que é paga (US$ 2 por mês, por usuário) e permite até 250 pessoas em uma chamada de vídeo, mas é mais voltada para empresas, como o nome diz.

Como fazer uma chamada em vídeo pelo Skype:

  • Baixe o Skype no celular ou tablet pela loja de aplicativos (Google Play ou App Store, se for iPhone) ou no computador (skype.com)
  • Também é possível usar o Skype no computador sem baixar nada, em web.skype.com
  • Crie uma conta; se você tiver uma conta Microsoft (como @outlook. com ou @msn.com ou sendo usuário do pacote Office), já é automaticamente um usuário Skype; basta abrir o app e fazer login
  • Busque os amigos pelo nome de perfil deles no Skype ou pelo email. Se não encontrar, você pode mandar um convite

Zoom

Até 100 pessoas por videochamada.

O programa faz reuniões virtuais no computador ou celular/tablet, e permite compartilhamento de tela (as pessoas podem ver o que está na tela do computador de quem compartilhou, para entender um passo a passo, por exemplo, ou acompanhar um texto). Por isso tem sido usado para aulas online, com ou sem vídeo.

Como fazer chamada de vídeo no Zoom:

  • Baixe o Zoom no celular/tablet pela loja de aplicativos (Google Play ou App Store, se for iPhone) ou no computador (em zoom.us/pt-pt/meetings.html)
  • Se recebeu um convite, não precisa ter conta na plataforma para entrar na reunião: basta incluir o “ID” (número) da reunião, que aparece nesse convite
  • Caso queira criar uma reunião e enviar convites, é preciso ter uma conta no aplicativo (ele pede apenas o email e a criação de uma senha) ou fazer login com a conta do Google ou do Facebook.

Seguro desemprego poderá ser solicitado de forma online(Abre numa nova aba do navegador)

To Top