Agro

Malásia diz que relações com Índia vão melhorar após suspensão de taxa para óleo

KUALA LUMPUR (Reuters) – As relações da Malásia com a Índia, importante compradora de óleo de palma, que haviam estremecido sob o governo do ex-primeiro-ministro Mahathir Mohamad, devem melhorar depois de o governo indiano suspender uma taxa de importação de 5% ao óleo vegetal, disse nesta quarta-feira o ministro de Commodities malaio.

“O novo governo vê a medida da Índia como um passo positivo, que sinaliza uma abertura para a reconstrução de uma relação próxima nos aspectos comerciais e culturais”, disse o novo ministro de Commodities da Malásia, Mohd Khairuddin Aman Razali.

A Índia tem sido a maior compradora de óleo de palma da Malásia há cinco anos, mas as importações foram paralisadas depois que o país restringiu aquisições do produto e orientou traders a evitarem o óleo vegetal malaio, o que foi visto como uma retaliação a críticas de Mahathir, que deixou o poder no mês passado, à política indiana sobre minorias islâmicas.

Mohd Khairuddin disse que a Malásia reconheceu a necessidade de que os dois países discutam as restrições às importações e um desequilíbrio comercial que favorece os malaios.

A Malásia enviará uma delegação à Índia assim que a pandemia de coronavírus terminar, acrescentou o ministro.

(Reportagem de Mei Mei Chu)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2O293-BASEIMAGE

To Top