Rússia elevará embarques de petróleo em abril enquanto luta com sauditas por mercado
Economia

Rússia elevará embarques de petróleo em abril enquanto luta com sauditas por mercado

Por Olga Yagova

MOSCOU (Reuters) – A Rússia deve aumentar as exportações de petróleo no próximo mês, com o fornecimento de seu principal óleo dos Urais a partir dos portos do Báltico aumentando 12%, na esteira dos planos da Arábia Saudita de inundar o mercado, mostraram dados sobre a programação de navios.

Após a publicação dos planos da Rússia de aumentar sua oferta, os preços globais do petróleo passaram a cair nesta quarta-feira. Os contratos futuros do Brent operavam em queda de quase 3% no meio da manhã no Brasil.

Os planos para aumentar a produção e os suprimentos no exterior seguem o colapso no início deste mês de um pacto de corte de fornecimento entre a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), liderada pela Arábia Saudita, e outros produtores liderados pela Rússia, que formam uma organização conhecida como Opep+.

Os preços do petróleo perderam metade de seu valor em menos de duas semanas, devido ao impacto do coronavírus sobre a demanda e ao aumento da oferta impulsionado por uma batalha por participação de mercado entre a Arábia Saudita e a Rússia.

O cronograma de embarques, visto nesta quarta-feira pela Reuters, mostrou que as cargas do petróleo dos Urais da Rússia devem subir para 6,7 ​​milhões de toneladas em abril, ante 6,2 milhões de toneladas em março.

A Arábia Saudita planeja embarcar mais de 10 milhões de barris por dia (bpd) a partir de maio.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2O1S5-BASEIMAGE

To Top