Economia

BoE mantém taxa de juros estável, promete mais compras de ativos se necessário

LONDRES (Reuters) – O Banco da Inglaterra (BoE) manteve sua taxa de juros básica em um recorde de 0,1% nesta quinta-feira e disse estar pronto para aumentar ainda mais o seu programa de compra de títulos recentemente expandido, se necessário, para ajudar a economia britânica com a crise do coronavírus.

O banco central, que se apressou a tomar medidas de emergência em duas ocasiões no início deste mês, quando o governo fechou parte da economia, disse que não era capaz de avaliar com precisão o tamanho da iminente queda no crescimento.

“Se necessário, o CPM pode expandir ainda mais a compra de ativos”, disse o BoE, referindo-se ao seu Comitê de Política Monetária.

“O CPM continuará monitorando a situação de perto e, consistente com suas atribuições, estará pronto para responder ainda mais conforme necessário, a fim de evitar um aperto injustificado nas condições financeiras e apoiar a economia.”

O BoE manteve o tamanho total do seu programa de compra de títulos – compreendendo principalmente dívida do governo britânico e alguns títulos corporativos – em 645 bilhões de libras (774 bilhões de dólares).

O banco central fez dois cortes emergenciais em sua principal taxa de juros no início deste mês e aumentou seu programa de compra de títulos em um recorde de 200 bilhões de libras.

“A escala e a duração do choque na atividade econômica, embora altamente incertas, serão grandes e acentuadas, mas devem se provar temporárias, principalmente se as perdas de empregos e as reveses nos negócios puderem ser minimizadas”, disse o BoE nesta quinta-feira.

(Reportagem de David Milliken e William Schomberg)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2P167-BASEIMAGE

To Top