Agro

Colheita de soja 2019/20 no RS vai a 39%, diz Emater; seca segue prejudicando

SÃO PAULO (Reuters) – A colheita de soja 2019/20 no Rio Grande do Sul atingiu 39% da área plantada, avanço de 18 pontos percentuais em relação à semana anterior, disse nesta quinta-feira a Emater, embora tenha voltado a destacar as perdas pela seca no Estado.

O ritmo dos trabalhos supera tanto o verificado na safra anterior, quando 27% da área havia sido colhida no mesmo período, quanto a média histórica de cinco anos para este momento da temporada, de 28%.

Segundo a Emater, a semana foi marcada por tempo firme no Estado, com baixo volume de chuvas e temperatura amena, o que contribui para perdas na safra, já muito prejudicada pela seca nesta temporada.

A própria Emater reduziu no início do mês suas estimativas para produção da oleaginosa em 32%, a 13,3 milhões de toneladas, em relação ao previsto inicialmente.

Enquanto isso, a colheita de milho no Rio Grande do Sul chegou a 65% da área semeada, avanço de apenas 2 pontos na comparação com a semana anterior, mas ainda à frente dos trabalhos de 2018/19 neste período (60%) e da média histórica de cinco anos para o momento (57%).

“O prolongamento da estiagem tem forçado também os produtores de milho a solicitar vistorias para comprovar as perdas e viabilizar o acesso ao seguro agrícola e ao Proagro”, afirmou a Emater em boletim.

(Por Gabriel Araujo)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2Q013-BASEIMAGE

To Top