Economia

Demanda por petróleo pode cair 20% com 3 bilhões de pessoas sob isolamento, diz IEA

Por Shadia Nasralla e Dmitry Zhdannikov

LONDRES (Reuters) – A demanda global por petróleo pode cair em 20%, à medida que 3 bilhões de pessoas estão sob isolamento devido à pandemia de coronavírus, disse nesta quinta-feira o chefe da Agência Internacional de Energia (IEA, na sigla em inglês), pedindo para que a Arábia Saudita ajude a estabilizar os mercados da commodity.

“Hoje, 3 bilhões de pessoas estão em isolamento no mundo. Como resultado disso, é bem possível que em algum momento deste ano a demanda caia, como alguns dizem, em cerca de 20 milhões de barris por dia (bpd)”, disse Fatih Birol em uma teleconferência.

A demanda por petróleo no mundo foi de 100 milhões de bpd em 2019.

Birol afirmou que apesar da enorme destruição de demanda, a oferta de petróleo deve avançar em mais 3 milhões de bpd, como parte da guerra de preços entre Arábia Saudita e Rússia.

“Ocupando a presidência do G20 neste ano, é de se esperar que a Arábia Saudita forneça um apoio construtivo para a estabilização dos mercados globais de petróleo, com base no seu histórico”, disse ele.

Birol afirmou que a IEA, que coordena as políticas energéticas de nações industrializadas, apresentará perspectivas mais claras sobre o cenário do mercado em duas semanas, quando a agência deve publicar seu relatório mensal.

Mas, considerando o enorme excesso de oferta, o mundo pode ver sua capacidade de armazenamento esgotada em breve, acrescentou Birol, que disse ainda que a recuperação de demanda não será nem fácil, nem rápida.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2P21Z-BASEIMAGE

To Top