Agência Brasil

Hospital de campanha em Guarulhos terá triagem com drive thru

Hospital de campanha em Guarulhos terá triagem com drive thru

A prefeitura de Guarulhos organiza um hospital de campanha para pacientes infectados pela covid-19, que será inaugurado às 15h desta sexta-feira (27). A unidade está sendo levantada ao lado do Clube Parque Cecap, próximo ao Aeroporto Internacional de São Paulo e às rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra. Com 5 mil metros quadrados de área total e 2 mil de área construída, a estrutura contará com 70 leitos, respiradores mecânicos e aparelhos de tomografia computadorizada e ultrassom. 

Ao todo, serão montados dez leitos de emergência, para oferecer atendimento 24h aos casos mais graves. Além de tendas erguidas para acomodar pacientes e profissionais de saúde, haverá no local um estacionamento reservado para ônibus e ambulâncias.

Prefeitura de Guarulhos cria hospital de campanha para centraliz
Prefeitura de Guarulhos cria hospital de campanha para centralizar casos de Covid-19 – Márcio Lino/Prefeitura de Guaru

Operando com uma lógica de prevenção, o ponto de atendimento, batizado de Centro de Combate ao Coronavírus (CCC), ficará disponível para receber qualquer pessoa que tiver suspeita de covid-19, no período de 7h às 19h. Quem chegar ao local de carro fará a triagem em esquema de drive thru, sem precisar sair do automóvel. 

Controle

Conforme explica o prefeito de Guarulhos, Gustavo Henric Costa, mais conhecido como Guti, ao criar o espaço, a proposta é de centralizar as ocorrências para que se tenha mais controle quanto aos registros e se possa evitar que o contágio se alastre na região. “A ideia desse hospital, desse Centro de Combate, é fazer com que as pessoas saiam das outras Unidades Básicas de Saúde, saiam de outras unidades de saúde e venham direto a esse local, que é específico, aquelas com sintomas de coronavírus. Porque a pessoa que pode ter alguma coisa pode contaminar alguém em uma UBS. E, aí, o fator de contaminação acaba sendo exponencial. E a pessoa que não tem nada [não tem coronavírus], se ela for a uma UBS por outro tipo de problema, e tiver alguém que tenha [covid-19] ela pode pegar. Então, a gente está isolando”, pondera, complementando que as equipes das UBS não irão se recusar a prestar atendimento a pacientes com sintomas de covid-19, mas que o ideal é que estes se dirijam ao hospital de campanha.

Segundo Guti, foram contratados cerca de 30 médicos para atuar nos 12 consultórios do hospital de campanha, mas a prefeitura já se prepara para reforçar a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) com mais 100 médicos. No total, estão sendo aplicados R$ 3 milhões na construção do hospital de campanha. A quantia, ressaltou o prefeito à Agência Brasil, foi conseguida após decidir realocar recursos de outras áreas para a saúde, como a de recapeamento de asfalto, responsabilidade da Secretaria de Obras.

“Amanhã a gente consegue inaugurar a parte de triagem, tanto o drive thru, tanto o normal [para pedestres], e, no meio da semana que vem, a parte mais complexa do hospital, que são os 70 leitos, a ala vermelha e o tomógrafo”, diz. 

Para Guti, a prioridade agora é tomar medidas de proteção à saúde da população local, ainda que isso signifique paralisar temporariamente a economia da região. “Nessa guerra, a gente tem que escolher entre economia e vida. Qualquer gestor público, na minha visão, tem que escolher a vida”, afirma, acrescentando que a prefeitura deverá lançar um pacote de recuperação econômica dentro dos próximos dez dias.

Em seu site oficial, a prefeitura também informou, nesta terça-feira (24), quais são os laboratórios da região que estão credenciados a fazer diagnóstico da Covid-19. São eles: Laboratório de Virologia do Hospital Israelita Albert Einstein, Laboratório Fleury de São Paulo e Laboratório Dasa, que reúne as seguintes empresas: Alta Diagnóstico, Previlab Laboratório, Delboni Auriemo, Labsim, Cytolab Medicina Diagnóstica, Vital Brasil, Salomão Zoppi, Laboratório Oswaldo Cruz, Lavoisier, Deliberado Análises Clínicas, Vale Club Laboratório e Padrão Ribeirão Medicina Diagnóstica.

Prefeitura de Guarulhos cria hospital de campanha para centraliz
Hospital de campanha será inaugurado nesta sexta-feira (27) – Márcio Lino/Prefeitura de Guaru

Medidas de contenção

A prefeitura de Guarulhos tem anunciado, ao longo dos últimos dias, diversas medidas para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. O município passará a realizar, por exemplo, a desinfecção de pontos de ônibus e de vias de grande movimento e também lançou uma central telefônica para esclarecer dúvidas sobre a doença. A central está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, pelo número (11) 2475-8661.

A prefeitura também promoveu mudanças nos serviços funerários, para reduzir as chances de transmissão da doença. O atendimento da Agência Funerária Central foi transferido para a agência funerária do Cemitério Necrópole Campo Santo, na Vila Rio de Janeiro, onde estão sendo atendidos apenas dois familiares por vez. Para evitar aglomerações, ficou determinado que os velórios serão realizados somente pela manhã à tarde e terão duração máxima de duas horas. Além disso, as salas destinadas a velórios poderão reunir apenas dez pessoas por vez.

Caso a pessoa falecida seja um caso de confirmação ou suspeita de covid-19, de demais doenças respiratórias ou relacionadas a infecções gerais, a orientação é de que haja apenas despedida em local aberto e sepultamento direto. A prefeitura também proibiu que as famílias enfeitem os caixões com flores ou outros itens e determinou que sejam mantidos lacrados, independentemente da causa de óbito.

A gestão municipal de Guarulhos tem destinado, ainda, ações específicas para a população em situação de rua, como a implementação de um Centro Pop, onde se poderá tomar banho e lavar roupas. O local deve começar a funcionar na próxima semana e será instalado na região central da cidade. A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social está arrecadando alimentos, embalagens de marmitex, sabonetes e toalhas, que serão distribuídos a esse grupo populacional. As doações podem ser entregues na sede da pasta (Avenida Guarulhos, 2.200 – Vila Augusta) ou na sede do Fundo Social de Solidariedade (Alameda Tutoia, 534 – Gopoúva).

Prefeitura de Guarulhos cria hospital de campanha para centraliz
Estado de São Paulo tem 862 casos de covid-19 confirmados – Márcio Lino/Prefeitura de Guaru

Incidência

Município localizado na região metropolitana de São Paulo, Guarulhos tem uma população de cerca 1,3 milhão de habitantes. A cidade já contabiliza cinco casos confirmados de covid-19, de acordo com o balanço mais recente da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, divulgado ontem (25). O estado de São Paulo soma 862 casos confirmados e 48 mortes.

To Top