Asia

Coreia do Sul pede isolamento de população e dificulta entrada de norte-americanos

Por Josh Smith e Hyonhee Shin

SEUL (Reuters) – Autoridades da Coreia do Sul apelaram nesta sexta-feira para que a população fique em casa e evite grandes aglomerações agora que os casos novos de coronavírus se aproximaram de 100 por dia, e controles fronteiriços mais rígidos para pessoas chegando dos Estados Unidos entraram em vigor.

A Coreia do Sul reportou 91 casos novos de coronavírus nesta sexta-feira, o que elevou seu total para 9.332, disseram o Centro para Controle e Prevenção de Doenças da Coreia. O número de mortes aumentou em 13 e chegou a 144.

O país comunicou cifras diárias semelhantes nas últimas duas semanas, abaixo dos mais de 900 casos no final de fevereiro.

Mas um aumento recente de casos importados levou as autoridades a endurecer as regras de entrada para viajantes da Europa e dos EUA.

O governo tenta convencer um público apreensivo de que várias semanas mais de distanciamento social e autoisolamento podem ser necessárias para dar tempo para que as autoridades de saúde reduzam o fluxo pequeno, mas ainda contínuo, de casos novos.

“As pessoas podem não querer mais manter o distanciamento social agora que a primavera chegou e as flores estão desabrochando”, disse o primeiro-ministro, Chung Sye-kyun, em uma coletiva de imprensa.

“Mas não será melhor trabalhar mais duro para encerrar o sofrimento atual do que suportá-lo por um longo tempo?”

Pessoas chegando dos EUA têm que passar uma quinzena em quarentena, e as que mostrarem sintomas como febre serão examinadas. Regras mais severas, como um exame obrigatório e quarentena, entraram em vigor na quinta-feira para visitantes europeus com vistos de longo prazo.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2Q1GW-BASEIMAGE

To Top