Internacional

Israel pedirá que militares garantam cumprimento de isolamento por coronavírus

TEL AVIV (Reuters) – Israel mobilizará seu Exército para ajudar a polícia em patrulhas de rua para garantir o cumprimento do isolamento imposto contra a epidemia de coronavírus, disseram os militares nesta sexta-feira.

Cerca de 500 soldados se unirão a esquadrões da polícia a partir de domingo para ajudar a “patrulhar, isolar e proteger certas áreas, bloquear rotas e tarefas adicionais semelhantes”, explicaram os militares em um comunicado.

Israel já relatou mais de 3 mil infecções e 10 mortes resultantes da doença. Nesta semana, as autoridades endureceram uma interdição parcial, exigindo que os cidadãos fiquem a cem metros de casa e estabelecendo punições para quem violar as regras.

Os israelenses foram instruídos a ficar em casa quando possível, escolas foram fechadas e muitos negócios baixaram as portas, o que provocou mais de 500 mil demissões.

A polícia montou barreiras nas ruas para assegurar o cumprimento das restrições de circulação e dissipar aglomerações.

De acordo com as novas medidas, as tropas militares não estarão armadas e “estariam em posição auxiliar ou de apoio, apoiando a polícia israelense”, disse o tenente-coronel Jonathan Conricus em um briefing nesta semana antes do anúncio.

Um batalhão de soldados será enviado a cada um dos oito distritos policiais de Israel, disseram os militares.

As restrições do vírus estão abalando a economia israelense. Nesta semana, o banco central do país projetou uma contração econômica de 2,5% em 2020, mas somente se a interdição parcial for amenizada até o final de abril.

O líder opositor Benny Gantz citou a pandemia na quinta-feira ao ensaiar um governo de união com o primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, uma ação surpreendente que pode encerrar um ano de impasse político.

(Por Rami Ayyub)

((Tradução Redação São Paulo, 5511 56447759)) REUTERS ES

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2Q1AH-BASEIMAGE

To Top