Benefícios

Abono PIS ainda aguarda saque de 9,3 milhões de Trabalhadores

Abono PIS ainda aguarda saque de 9,3 milhões de Trabalhadores. O governo federal anunciou que irá transferir para o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) os valores não sacados das cotas do PIS/Pasep. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

A iniciativa depende de aprovação do Congresso e pode entrar em vigor por meio de medida provisória.

As cotas do fundo PIS/Pasep são pagas a trabalhadores formais e servidores que estavam em atividade entre 1971 e 4 de outubro de 1988. O PIS é para quem atuava no setor privado e o Pasep é pago a servidores.

INSS: Veja 3 opções a seguir após ter o pedido de benefício negado(Abre numa nova aba do navegador)

Trabalhadores e herdeiros de quem tinha renda formal neste período podem ter direito aos valores. Quem não fez o saque ainda pode recuperar o dinheiro na Caixa Econômica ou no Banco do Brasil. Para saber se este é o seu caso, verifique a carteira de trabalho. Caso o cotista tenha falecido, o pagamento pode ser feito para seus herdeiros, mediante a apresentação de documentos.

Para valores de até R$ 3.000, o saque do PIS é feito com Cartão do Cidadão e senha no caixa eletrônico, nas lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui.
Acima deste limite, é preciso ir até uma agência da Caixa, levando documento de identificação com foto.

Segundo o banco, cerca de 9,3 milhões de pessoas não sacaram os valores a que têm direito, totalizando R$ 16,95 bilhões. Para conferir o saldo, acesse o site www.caixa.gov.br/cotaspis.

Já o Pasep pode ser sacado nas agências do Banco do Brasil, com apresentação de documento com foto. Há 1,39 milhão de cotas.

Lançado pela Caixa novo formato para saque digital do FGTS(Abre numa nova aba do navegador)

O saldo pode ser consultado nos caixas eletrônicos do Banco do Brasil, por meio do cartão da conta, clicando em “Extratos”, depois, em “Extratos diversos” e “Agenda financeira”. Na internet, pelo link https://bit.ly/2E4sYsX, a consulta é feita pelo número do Pasep.

Com a pandemia do coronavírus, confirme pelo telefone 0800-7260207, no caso do PIS, ou 0800-7290722, do Pasep, o horário de funcionamento das agências.

O saque das cotas só pode ser feito integralmente e não sofre desconto do Imposto de Renda. Quem já retirou o valor uma vez não tem mais direito ao dinheiro. Consulte com o banco se há o direito para não ir pessoalmente a uma agência. Não há prazo para o resgate.

Viúvos poderão perder cota da pensão dos filhos no INSS(Abre numa nova aba do navegador)

To Top