América Latina

Brasil tem 114 mortes por coronavírus, Mandetta pede que pessoas fiquem em casa e diz que será movido pela ciência

Brasil tem 114 mortes por coronavírus, Mandetta pede que pessoas fiquem em casa e diz que será movido pela ciência. O Brasil tem 114 mortes provocadas pelo Covid-19, doença causada pelo coronavírus, com 22 novos óbitos registrados nas últimas 24 horas, e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, recomendou neste sábado que as pessoas fiquem em casa e afirmou que a atuação do ministério será movida pela ciência. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

De acordo com dados do Ministério da Saúde divulgados em entrevista coletiva neste sábado, o Brasil tem 3.904 casos confirmados de infecção por coronavírus, ante 3.417 na véspera.

Por causa do Coronavírus veja o que abre e o que fecha pelo país(Abre numa nova aba do navegador)

Inicialmente a pasta informou que o número de mortes era de 111, mas posteriormente o dado foi corrigido pelo ministério. O ministério informou também que o índice de letalidade do Covid-19 no país é de 2,9%.

“Vamos nos mover pela ciência e pela parte técnica, com planejamento”, garantiu Mandetta na entrevista coletiva.

Após uma semana em que o presidente Jair Bolsonaro defendeu enfaticamente a retomada de atividades como as de escolas e o comércio, fechados por medidas de restrição de circulação adotadas por governadores e prefeitos, Mandetta recomendou que as pessoas fiquem em casa e defendeu que haja uma articulação entre União, Estados e municípios na adoção de medidas para conter o avanço do vírus daqui para frente.

O ministro disse que o isolamento das pessoas têm permitido que leitos de terapia intensiva geralmente usados para traumas causados por acidentes de trânsito fiquem disponíveis para pacientes com Covid-19.

“Mais uma razão para a gente diminuir bastante a circulação de pessoas”, afirmou Mandetta, que também disse que o isolamento dá tempo para que o sistema de saúde se organize para o momento de pico da epidemia, como por exemplo garantindo que equipamentos de proteção individual cheguem para os profissionais da saúde.

“Mais uma razão para a gente ficar em casa parado para que os equipamentos cheguem às mãos de quem precisa”, disse. “Esse vírus ataca o sistema da saúde, e ataca o sistema da sociedade como um todo.”

Famílias estão se reinventando isoladas pelo Coronavírus(Abre numa nova aba do navegador)

Mandetta também alertou para os riscos do uso indiscriminado da cloroquina, medicamento indicado para malária e doenças autoimunes como lúpus, no tratamento de Covid-19. Bolsonaro tem se referido frequentemente à cloroquina como uma alternativa de tratamento, embora os estudos sobre a eficácia do remédio contra o coronavírus estejam ainda em fase preliminar, como disse o ministro neste sábado.

“Cloroquina não é panaceia”, disse Mandetta, apontando que o remédio pode ter contraindicações e afetar órgãos vitais do organismo, como o fígado. “Podemos ter mais mortes pelo mau uso do medicamento do que pela própria virose.”

Mandetta disse que o Ministério da Saúde está trabalhando junto com o Ministério da Economia e com secretários estaduais de Saúde para que exista uma articulação em relação às medidas de restrição de circulação.

Embora tenha dito que Bolsonaro está “certíssimo” em manifestar sua preocupação com a possibilidade de pessoas morrerem por causa de uma crise econômica gerada pelas restrições, Mandetta não descartou a possibilidade de ser necessária a adoção de um lockdown total para conter a epidemia.

“O lockdown pode vir a ser necessário”, afirmou, ao mesmo tempo que defendeu que os gestores locais arbitrem as medidas necessárias a cada momento.

Mandetta voltou a afirmar que permanecerá no cargo, em meio a atritos entre as recomendações do ministério e a retórica pública de Bolsonaro em relação à pandemia. O presidente já se referiu mais de uma vez ao Covid-19 como uma “gripezinha”.

“Volto a repetir: vou ficar aqui junto com vocês enquanto o presidente permitir, enquanto eu tiver saúde… Ou (até) a hora que não for mais necessário estarmos aqui”, garantiu.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2R0O8-BASEIMAGE

Quem terá o saque do Auxílio de R$ 600 a informal no Coronavírus(Abre numa nova aba do navegador)

To Top