Últimas Notícias

Governo de SC volta atrás em plano de reabrir comércio na quarta-feira

CURITIBA, PR (FOLHAPRESS) – O governo de Santa Catarina voltou atrás no plano de retomada das atividades econômicas e serviços, previsto para iniciar nesta quarta-feira (1º).
Em reunião com prefeitos do estado, neste domingo (29), o governador Carlos Moisés (PSL) sinalizou que vai prorrogar as medidas de isolamento social até que o sistema de saúde esteja preparado para a expansão do novo coronavírus no estado.
O anúncio de retomada de algumas atividades não essenciais foi feito pelo governo estadual na última semana, após discurso do presidente Jair Bolsonaro, que incentivou o retorno dos serviços e comparou o novo coronavírus a uma gripezinha.
Apesar de crítico a fala do presidente, Moisés havia anunciado um plano que contemplava a reabertura de academias, shoppings, bares e restaurantes, além de autorização para funcionamento de hotéis.
Com a nova determinação, o governo não detalhou quando deve aprovar a retomada desses serviços.
O primeiro anúncio foi comemorado com uma carreata em Balneário Camboriú, na noite de quinta-feira (26). A prefeitura da cidade chegou a usar guardas para pedir que banhistas deixassem a faixa de areia da praia para evitar aglomeração.
Segundo o governo, uma nova data para reabertura do comércio dependerá da chegada de recursos e equipamentos para profissionais da saúde por parte do governo federal, além de materiais para leitos de UTI já adquiridos pela Secretaria Estadual da Saúde.
O secretário estadual da saúde, Helton Zeferino, afirma que, por problemas logísticos, ainda não chegaram equipamentos de proteção individual suficientes enviados pelo Ministério da Saúde. “Não podemos correr o risco de uma abertura sem a garantia do fornecimento de proteção aos profissionais de saúde.”

To Top