Comerciantes de trigo ucranianos concordam com limite à exportação
Agro

Comerciantes de trigo ucranianos concordam com limite à exportação

KIEV (Reuters) – Os maiores traders de grãos da Ucrânia concordaram nesta segunda-feira com uma proposta do Ministério da Economia local para limitar as exportações de trigo em 20,2 milhões de toneladas na temporada 2019/20, com o objetivo de evitar uma disparada nos preços domésticos de pães.

Embora a Ucrânia seja uma grande exportadora de grãos e sua safra exceda amplamente o consumo doméstico, a pandemia de coronavírus fez com que alguns países considerassem restrições aos embarques de alimentos.

Na semana passada, panificadoras e moinhos ucranianos pediram ao governo para limitar as exportações de grãos e produtos relacionados, visando manter os preços dos pães em caso de disseminação do coronavírus no país.

Em resposta, o Ministério da Economia disse que controlaria os embarques de trigo, além de vender farinha no mercado doméstico e chegar a um acordo com operadores para um volume máximo de trigo para exportação.

Até aqui, Ucrânia exportou cerca de 18 milhões de toneladas de trigo nesta temporada.

“(O volume remanescente de) 2,2 milhões de toneladas para exportação entre abril e junho é absolutamente típico para a Ucrânia nos últimos meses da temporada, e não representa qualquer risco à segurança alimentar”, disse a associação de traders UGA em comunicado.

(Reportagem de Pavel Polityuk)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2T1YS-BASEIMAGE

To Top