Esportes

Olimpíada de Tóquio começará em 23 de julho de 2021

Por Jack Tarrant e Antoni Slodkowski

TÓQUIO (Reuters) – Olimpíada de Tóquio começará em 23 de julho de 2021. Os Jogos Olímpicos de Tóquio vão começar em 23 de julho do próximo ano e irão até 8 de agosto, anunciou o chefe do comitê organizador da Olimpíada nesta segunda-feira, depois que a pandemia de coronavírus impossibilitou os preparativos e planejamentos adequados neste ano.Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

Os Jogos foram adiados na semana passada pela primeira vez em 124 anos de história das Olimpíadas modernas. A mudança foi um grande golpe para o Japão, que investiu 13 bilhões de dólares nos preparativos do evento e levantou 3 bilhões de dólares de patrocinadores nacionais.

Yoshiro Mori, chefe do comitê organizador de Tóquio 2020, confirmou as novas datas após tomar a decisão com o Comitê Olímpico Internacional. Mori disse que os Jogos Paralímpicos acontecerão de 24 de agosto a 5 de setembro.

“Os Jogos Olímpicos de Tóquio e a realização bem-sucedida desses Jogos serão como superaremos todos os problemas que o mundo está enfrentando, e os Jogos Olímpicos podem ser um símbolo disso”, afirmou Mori. “Esses Jogos terão um grande significado histórico”.

Na segunda-feira, o executivo-chefe dos Jogos, Toshiro Muto, disse que o comitê estava se movendo “na direção” de honrar os ingressos comprados para a Olimpíada de 2020 no evento remarcado, ou fornecer reembolsos em caso de mudanças no cronograma.

“Queremos honrar as esperanças de todos que compraram ingressos em meio à alta demanda”, afirmou Muto em entrevista coletiva.

Ainda é cedo para dizer quais serão os custos adicionais do adiamento, segundo Muto.

O COI e o governo japonês sucumbiram à intensa pressão de atletas e entidades esportivas de todo o mundo na última terça-feira, concordando em adiar os Jogos por causa da pandemia de coronavírus.

A pandemia adiou ou cancelou diversos eventos esportivos ao redor do mundo. Depois de semanas insistindo que a Olimpíada seguiria conforme planejado, os organizadores se curvaram ao que muitos diziam ser inevitável e adiaram o principal encontro esportivo do mundo.

“TEMPO NECESSÁRIO”

Entidades esportivas, incluindo os órgãos responsáveis por atletismo, triatlo e natação, apoiaram a decisão de adiar a competição, que originalmente aconteceria de 24 de julho a 9 de agosto deste ano.

O adiamento “dá aos nossos atletas o tempo necessário para voltar aos treinos e competições”, disse a World Athletics, que também está trabalhando em novas datas em 2022 para o Campeonato Mundial de Atletismo.

Os Mundiais de Atletismo e Natação estavam programados para ocorrer no próximo verão do hemisfério norte, perto das novas datas definidas para a Olimpíada, o que deixa os organizadores com problemas para estabelecer o calendário.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) apoiou o período escolhido para a realização da Olimpiada, e disse que o intervalo de cerca de um ano dará tempo para os comitês se organizarem financeiramente para custos adicionais.

O vice-presidente do COB, Marco Antonio La Porta, disse à Reuters que a entidade pode enxugar e até adiar eventos que estavam programadas para esse ano e o próximo, como Jogos Escolares, além de rever a participação do Brasil em algumas competições, como Pan-Americano da Juventude e Jogos Mundiais de Praia, para poupar recursos.

Os organizadores de Tóquio também anunciaram que vão reconhecer a crise do coronavírus que forçou o adiamento e incorporá-la à cerimônia de abertura do evento no próximo ano, disse o produtor executivo Marco Balich à Reuters de sua casa em Milão.

Mais de 720.000 pessoas foram infectadas em todo o mundo e cerca de 34.000 morreram. Os governos estão adotando medidas cada vez mais duras, como isolamentos, para tentar deter o surto e apoiar a infraestrutura médica sobrecarregada.

(Reportagem adicional de Karolos Grohmann, em Atenas, e de Rodrigo Viga Gaier, no Rio de Janeiro)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2T18Y-BASEIMAGE
To Top