Esportes

Sindicato dos jogadores diz que conclusão da atual temporada tem que ser prioridade

Por Brian Homewood

(Reuters) – O sindicato mundial de jogadores FIFPro disse que a conclusão da atual temporada tem que ser prioridade quando o futebol finalmente puder ser retomado após o surto de coronavírus.

O esporte está parado em todo o mundo, com ligas domésticas interrompidas e os torneios entre seleções Euro 2020 e Copa América adiados para o próximo ano, e não está claro quando os jogos serão retomados.

O secretário-geral do FIFPro, Jonas Baer-Hoffmann, afirmou que não completar a temporada atual não é uma opção no momento.

“Todo mundo no futebol perderá se isso acontecer”, disse ele a repórteres em uma teleconferência. “Não acho que seja responsável fazer essa consideração no momento.”

“Se tivermos alguma chance de terminar a temporada, precisamos fazê-lo, porque o impacto para os jogadores e todos os demais no esporte será enorme se não o fizermos”, completou.

Houve algumas sugestões de que a temporada atual poderia se estender para agosto ou setembro, com a campanha subsequente começando mais tarde. No entanto, alguns clubes indicaram que a temporada atual deveria ser descartada.

Baer-Hoffmann afirmou que o FIFPro teve boas e más respostas com a crise.

“Há um clube na Sérvia que pagou antecipado voluntariamente todos os salários até junho e eles chegaram a um acordo coletivo na Costa Rica sobre o pagamento de salários”, disse.

Mas Baer-Hoffmann acrescentou que também houve casos de clubes usando a crise como uma desculpa para rescindir contratos, demitir jogadores ou declarar falência simplesmente como um instrumento para não pagar contas e salários.

Embora o futebol esteja paralisado em quase todos os lugares, ainda está sendo jogado em Belarus, o que Baer-Hoffmann disse ser “difícil de entender”.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG2U242-BASEIMAGE

To Top