Economia

BR propõe adiar dividendos e JCP para preservar caixa em meio ao coronavírus

SÃO PAULO (Reuters) – A empresa de combustíveis BR Distribuidora, que tem a Petrobras como principal acionista, apresentou proposta que prevê postergar o pagamento de parte dos dividendos referentes a 2019, bem como a distribuição de juros sobre o capital próprio (JCP).

A medida busca “preservação de caixa” em meio à “deterioração do ambiente macroeconômico decorrente da pandemia” de coronavírus, disse a empresa em comunicado na madrugada desta quarta-feira, ao citar restrições à circulação de pessoas e redução do uso de modais de transporte.

A BR afirmou que apresentará em assembleia de acionistas proposta para postergar o pagamento de juros sobre o capital próprio já declarados, no valor de 540,3 milhões de reais, para até 30 de dezembro, ante prazo anterior até 30 de junho.

A companhia também propõe dividendos de 49,8 milhões de reais a serem pagos até 30 de dezembro, enquanto aponta que 534 milhões de reais, originalmente previstos como dividendo adicional referente a 2019, seriam retidos temporariamente como reserva especial de dividendos não distribuídos.

“Importante destacar que a companhia mantém a intenção de distribuir aos acionistas o montante supramencionado…como dividendo no futuro, sendo a presente medida proposta apenas em caráter precaucional, em face das incertezas trazidas pela atual conjuntura”, explicou a BR.

A assembleia geral de acionistas da BR será realizada em 30 de abril, com a companhia incentivando a participação de investidores à distância para evitar a propagação do coronavírus.

A Petrobras também decidiu alterar a data de pagamento de dividendos remanescentes aos acionistas, de maio para dezembro, para preservação do caixa, conforme divulgado pela companhia no final de março.

(Por Luciano Costa)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG304HK-BASEIMAGE

To Top