Benefícios

Pagamento da primeira parcela de 13º do INSS será em abril por causa do Coronavírus

Pagamento da primeira parcela de 13º do INSS será em abril por causa do Coronavírus. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) informou que suspenderá as provas de vida anuais obrigatórias por 120 dias. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

A medida tem o objetivo de reduzir o risco de contágio pelo novo coronavírus entre aposentados e pensionistas da Previdência.

Na maioria dos casos, o recadastramento anual é feito na rede bancária, onde os aposentados recebem seus benefícios.

Saque do FGTS na Caixa pode enfrentar problemas(Abre numa nova aba do navegador)

Medidas preventivas a serem tomadas também nas agências da Previdência, onde costuma haver concentração de idosos, serão definidas em conjunto com o Ministério da Saúde.

Idosos estão no grupo considerado mais vulnerável ao agravamento da síndrome provocada pelo vírus e, por isso, precisam tomar cuidados extras, como evitar aglomerações.

A prova de vida é uma exigência feita a quem recebe aposentadoria ou pensão do INSS. O beneficiário, uma vez ao ano, precisa provar que está vivo para não perder o benefício.

Entenda como ter direito ao Salário Família pelo INSS(Abre numa nova aba do navegador)

O procedimento obrigatório é uma forma de evitar fraudes e pagamentos indevidos. ​O prazo para fazer a prova de vida é geralmente informado pela rede bancária, responsável pelo atendimento.

Adiantamento do 13º salário

O Ministério da Economia também instituiu nesta quinta um grupo de monitoramento dos impactos econômicos da pandemia do novo coronavírus.

Entre as medidas está a antecipação para abril o pagamento de R$ 23 bilhões referentes a parcela de 50% do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS, além da suspensão da prova de vida dos beneficiários.

O governo também irá propor ao Conselho Nacional da Previdência Social a redução do teto dos juros do empréstimo consignado em favor dos beneficiários do INSS, bem como a ampliação do prazo máximo das operações.

Justiça Federal

O TRF-3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região), que atende majoritariamente a segurados do INSS (de São Paulo e Mato Grosso do Sul) suspendeu a realização de todas as perícias médicas judiciais por 14 dias.

Também foram suspensas as perícias médicas de magistrados e servidores. O tribunal recomendou ainda a advogados, representantes do Ministério Público Federal e ao público em geral que compareçam pessoalmente à Justiça Federal apenas quando for estritamente necessário.

 Mulher usa mascara de proteção no aeroporto de Guarulhos
Mulher usa mascara de proteção no aeroporto de Guarulhos – Zanone Fraissat/Folhapress

PROVA DE VIDA | ENTENDA

  • A cada 12 meses, o aposentado ou pensionista tem que provar que está vivo para garantir o recebimento da renda
  • Quem não fizer a comprovação no prazo terá seu pagamento bloqueado
  • Após 6 meses sem comprovação de vida, o benefício é cessado

COMO PROVAR

No Banco

  • Como regra geral, o banco é onde o procedimento deve ser realizado todos os anos pelo próprio aposentado ou pensionista
  • Os bancos comunicam os segurados sobre a necessidade do procedimento por meio de mensagens nos caixas eletrônicos e sites na internet
  • Assim que recebe o comunicado, o beneficiário deve ir até a agência bancária em que recebe seu benefício
  • Basta apresentar um documento de identificação com foto (RG, carteira de trabalho, carteira nacional de habilitação e outros) a um funcionário do banco
  • Algumas instituições financeiras já utilizam a biometria nos caixas eletrônicos

INSS: É possível fugir da demora de análise para Aposentadoria?(Abre numa nova aba do navegador)

To Top