Economia

BC britânico dobra tamanho de programa de compra de títulos corporativos

LONDRES (Reuters) – O banco central britânico anunciou nesta quinta-feira que dobrará o tamanho do seu programa de compra de títulos corporativos para pelo menos 20 bilhões de libras (24,7 bilhões de dólares), parte de um pacote de estímulo anunciado anteriormente para ajudar a economia durante a crise do coronavírus.

“(O Banco da Inglaterra) espera fazer essas compras a uma taxa significativamente mais rápida do que no esquema de 2016”, disse o BoE em comunicado.

O banco central aumentou seu programa de compra de títulos no mês passado em um recorde de 200 bilhões de libras, para um total de 645 bilhões de libras, a ser financiado com dinheiro recém-criado, principalmente para títulos do governo britânico.

Até quinta-feira, o banco central britânico não havia especificado o tamanho das compras planejadas de títulos corporativos.

O BoE começará a aumentar suas compras de títulos corporativos por meio de uma série de leilões reversos a partir de 7 de abril, com três por semana, e poderá comprar 20 milhões de libras de qualquer título único – o dobro do valor anterior.

Como antes, o BoE afirmou que pretende comprar uma “carteira equilibrada de títulos entre emissores e setores elegíveis”, de modo a não favorecer empresas ou setores específicos da economia.

A lista de títulos elegíveis, publicada pela última vez em agosto e destinada a incluir empresas que “dão uma contribuição material” à economia britânica, será atualizada em meados de abril.

Títulos emitidos por bancos, sociedades de construção e seguradoras não serão elegíveis.

(Por Andy Bruce)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG3124G-BASEIMAGE

To Top