Benefícios

INSS irá usar Perícia virtual para Auxílio durante o Coronavírus

INSS irá usar Perícia virtual para Auxílio durante o Coronavírus. Em tempos de Covid-19, a decisão do INSS de se utilizar da tecnologia para resguardar a saúde do médico perito, do servidor e do próprio segurado é importante, principalmente pelo fato de não agravar uma fila lenta por natureza. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

A realização de perícia virtual é uma medida positiva nesse sentido, mas que infelizmente pode atrapalhar o exercício de direitos de muitos.
O Manual de Perícias do INSS destaca a importância de o Laudo Médico Pericial do benefício por incapacidade conter elementos essenciais, tais como identificação do trabalhador, forma de filiação, histórico previdenciário, diagnóstico, anamnese (entrevista do médico) e exame físico.

Auxílio doença será liberado pelo INSS sem pericia dos segurados(Abre numa nova aba do navegador)

Estes dois últimos talvez sejam os mais importantes de todo procedimento. E serão os mais afetados em função da automatização das perícias virtuais.
O perito dispõe de autonomia e subjetividade para fazer sua avaliação e, nesse momento de atendimento remoto, deverá manter assim, exceto no novo coronavírus que o instituto prometeu concessão automática nos primeiros 15 dias.

Pode parecer banal, mas o contato do médico com o trabalhador é de suma importância. Dependendo da doença, diria ser crucial. A partir do momento em que o segurado entra na sala da perícia, na realidade, já começa a avaliação.

Coronavírus: grandes bancos vão prorrogar vencimentos de dívidas por 2 meses(Abre numa nova aba do navegador)

Alguns médicos fazem exame visual da cabeça aos pés, analisando vestimenta, asseio, características físicas, malformação, amputação etc.
Nem sempre o laudo emitido pelo médico assistente do segurado consegue refletir essa riqueza de detalhes. Além disso, o exame físico (inspeção visual, palpação, ausculta) e o próprio relato do doente ficam também comprometidos. Pequenos detalhes podem ser relevantes para o convencimento do perito.

Quando o médico do INSS, em sua residência, abrir seu notebook e analisar os anexos do pedido do auxílio-doença sua sensibilidade restará prejudicada para ter a real noção do problema. Em vez de analisar pessoas, estará diante de papéis escaneados. E esse aspecto pode fazer toda diferença para quem aguarda ansioso uma resposta positiva do seu benefício.

Cuidado com os golpes na quarentena do Coronavírus(Abre numa nova aba do navegador)

To Top