Economia

Petrobras aprova patamar de 2,07 mi bpd para produção de petróleo este mês

Por Luciano Costa e Marta Nogueira

SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Petrobras aprovou um patamar de produção de petróleo no Brasil para abril de 2,07 milhões de barris por dia (bpd), informou a companhia em comunicado nesta terça-feira, o que representa volume cerca de 100 mil bpd inferior à produção média registrada em todo o ano de 2019, de 2,172 milhões de bpd.

O corte de produção é ainda maior quando comparado ao último trimestre de 2019, quando a produção de petróleo da estatal no Brasil foi de 2,394 milhões de bpd.

“Haverá um acompanhamento diário da projeção de produção, elevando ou diminuindo as restrições para garantir a produção média do volume de 2,07 milhões bpd em abril”, afirmou a estatal no comunicado.

A nova estimativa já inclui reduções de oferta anunciadas pela petroleira em 26 de março e 1° de abril, disse a Petrobras, acrescentando que “segue monitorando o mercado e, em caso de necessidade, fará novos ajustes”.

No início deste mês, a petroleira anunciou que sua produção de petróleo passaria a sofrer corte de 200 mil barris diários, em volume que já inclui uma redução anunciada em 26 de março, de 100 mil barris por dia, antes prevista para durar até o final do mês.

A Petrobras não tem mais publicado dados mensais de produção, de forma que não há como comparar o patamar fixado para abril com os primeiros meses do ano. A produção da empresa no primeiro trimestre ainda não foi divulgada.

Os cortes na oferta da Petrobras ocorrem enquanto a companhia busca se adaptar ao novo cenário de preços do petróleo, que sofreram queda de cerca de 50% neste ano, diante de uma retração da demanda por influencia do novo coronavírus e de uma guerra de preços travada por Arábia Saudita e Rússia.

CORTES GLOBAIS

O movimento da Petrobras ainda vem em momento em que a Arábia Saudita tenta convencer outros países a participarem de esforços para redução da oferta global de petróleo, com o objetivo de sustentar os preços da commodity.

Os sauditas, inclusive, convidaram o Brasil a participar de uma reunião para discutir o mercado de petróleo no âmbito do G20– o ministro saudita de Energia, príncipe Abdulaziz bin Salman, questionou se o país estaria inclinado a integrar uma coordenação internacional para estabilização do mercado.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que “o Brasil estará pronto a participar” da reunião, sem detalhar quando o encontro deverá ocorrer.

Países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) e aliados incluindo a Rússia, um grupo conhecido como Opep+, se reunirão na quinta-feira para discutir possíveis cortes de oferta.

Uma fonte do grupo de produtores disse à Reuters que qualquer decisão final sobre cortes dependerá dos volumes que outros produtores– como Estados Unidos, Canadá e Brasil — estiverem aptos a reduzir em sua produção.

(Por Luciano Costa e Marta Nogueira)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG361KH-BASEIMAGE

To Top