Economia

Produção industrial alemã sobe em fevereiro, antes de provável colapso devido ao vírus

BERLIM (Reuters) – A produção industrial da Alemanha subiu 0,3% em fevereiro, superando as expectativas, mas os números refletem o período antes do coronavírus afetar significativamente a maior economia da Europa e de o Ministério da Economia do país alertar para um colapso iminente.

Com fábricas, lojas e outros serviços fechados por semanas para ajudar a retardar a disseminação do novo coronavírus, a maioria dos economistas espera que a economia alemã encolha este ano.

Os números divulgados pelo Escritório de Estatística nesta terça-feira mostraram um aumento de 1,8% na produção de bens de consumo alemães, mas um declínio de 0,3% nos bens de capital. Uma pesquisa da Reuters mostrava que a expectativa era de uma queda de 0,9% no dado geral.

O Ministério da Economia deu uma visão sombria, afirmando que o surto de coronavírus provocou uma “parada abrupta” na recuperação da economia industrial, que havia acabado de começar, após uma fase fraca de dois anos.

“A produção industrial sofrerá um grande colapso a partir de março e para o segundo trimestre em média”, disse o ministério.

(Reportagem de Madeline Chambers)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG361V9-BASEIMAGE

To Top