Agro

China libera 500 mil t de soja de reserva estatal para Cofco, dizem fontes

Por Hallie Gu e Gavin Maguire

PEQUIM/CINGAPURA (Reuters) – A estatal chinesa Sinograin forneceu mais 500 mil toneladas de soja das reservas locais para a Cofco, maior processadora de grãos de propriedade estatal da China, para esmagamento comercial, segundo duas fontes familiarizadas com o assunto.

A medida ocorre depois de chuvas atrasarem em fevereiro embarques provenientes do Brasil, principal fornecedor de soja da China, e causarem uma queda nos estoques da oleaginosa para mínimas históricas, forçando algumas unidades de processamento a interromper operações.

A oferta, concedida na terça-feira, será entregue às plantas de esmagamento da Cofco nas próximas duas semanas, de acordo com uma das fontes.

A liberação vai ajudar grandes empresas de processamento a manter a produção de farelo de soja até que novos volumes recordes do grão do Brasil e de outros locais cheguem ao país, o que deve ocorrer no final deste mês e a partir de maio.

Em março, o Brasil exportou um volume recorde de soja.

Esse será o segundo lote de soja das reservas estatais fornecido à Cofco neste ano.

A Sinograin liberou 500 mil toneladas da oleaginosa ao conglomerado agrícola estatal no início do ano, segundo as fontes, que pediram para não ser identificadas por não estarem autorizadas a falar com a imprensa.

“É principalmente para compensar o hiato causado pelos atrasos nos carregamentos”, disse uma das fontes. “Isso não causa um grande impacto no mercado.”

(Reportagem de Hallie Gu, em Pequim, e Gavin Maguire, em Cingapura)

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG370HG-BASEIMAGE

To Top