Economia

Dólar passa a cair com exterior e leilão do BC

Por Luana Maria Benedito

SÃO PAULO (Reuters) – O dólar abandonou a alta de mais cedo e passava a mostrar firme queda ante o real nesta quarta-feira, diante da combinação entre atuação extraordinária do Banco Central com venda de swaps cambiais tradicionais e aceleração das perdas do dólar contra outras moedas consideradas mais arriscadas.

O fôlego dos mercados em Wall Street, onde os índices subiam mais de 2%, também ajudava.

Às 12:46, o dólar recuava 1,04%, a 5,1737 reais na venda, perto das mínimas do dia. Na máxima, a cotação foi a 5,2496 reais.

Álvaro Bandeira, economista-chefe do banco digital modalmais, chamou atenção para a expectativa do mercado em relação à ata da última reunião de política monetária do Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA). O documento será divulgado na tarde desta quarta-feira.

Investidores estarão em busca de sinais do efeito econômico da pandemia de coronavírus, bem como de pistas sobre os próximos passos do banco central dos EUA diante da crise de saúde.

Segundo Bandeira, os mercados também estão esperando o noticiário sobre o coronavírus e medidas que serão tomadas no combate à crise.

A volatilidade deve persistir. Um aumento nas mortes por Covid-19 na Espanha e na França mantinha a cautela do mercado, frustrando expectativas anteriores de que o surto pudesse ter atingido um pico na Europa.

“A precificação dos ativos continuará se orientando, no longo da sessão de hoje, basicamente pelas estatísticas em torno da evolução e/ou recuo da contaminação pelo Covid-19, e também pelas ações dos governos na missão de prover liquidez aos mercados, e assim mitigar os efeitos danosos da crise viral”, disse em nota Ricardo Gomes da Silva, superintendente da Correparti Corretora.

“Sem trégua, a volatilidade deverá continuar presente nos mercados locais.”

No exterior, o dólar caía frente a várias moedas de risco, com destaque para baixas ante peso mexicano (-1,2%) e dólar australiano (-1,1%).

O Banco Central informou nesta quarta-feira realização de leilão de swap cambial tradicional entre 11h30 e 11h40 desta sessão, com oferta líquida de até 10 mil contratos distribuídos entre 01/06/2020 e 04/01/2021. É o segundo dia consecutivo que o BC anuncia oferta de novos swaps cambiais tradicionais –derivativo cuja venda equivale a uma injeção de liquidez no mercado futuro de câmbio.

O BC vendeu 5.930 contratos, ou 297 milhões de dólares.

(Edição de José de Castro)

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG3703O-BASEIMAGE

To Top