Economia

Fundo da norueguesa Equinor investe em empresa de baterias no Brasil

SÃO PAULO (Reuters) – Um fundo da petroleira norueguesa Equinor celebrou acordo de investimento para se tornar acionista de uma empresa de sistemas de armazenamento com baterias no Brasil, a MPC, que tem como sócios a elétrica brasileira Comerc, a norte-americana Micropower e a alemã Siemens.

O negócio foi aprovado sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), de acordo com publicação do órgão antitruste no Diário Oficial da União desta quarta-feira.

A transação fará com que o Fundo Equinor, voltado a energias renováveis e soluções de baixa emissão de carbono, passe a deter 9% da MPC, que atua no desenvolvimento e locação de equipamentos para serviços de armazenamento de energia em baterias (ESaaS) e sistemas de energia solar distribuída.

O fundo também passará a ter 32,33% do capital de empresas criadas pela MPC para operar ativos para projetos de armazenamento e energia solar de seus clientes, segundo parecer do Cade sobre a operação.

“A operação está alinhada com o interesse da Equinor em investir em recursos energéticos limpos e renováveis”, apontou o órgão do governo.

Ainda de acordo com o documento do Cade, a MPC também pretende desenvolver atividades em sistemas de energia solar distribuída para clientes e em serviços de armazenamento com baterias voltados a atender grandes projetos de geração de energia eólica e solar desenvolvidos por elétricas no Brasil.

Os valores envolvidos na operação entre o fundo da Equinor e a MPC não foram revelados nos documentos disponíveis no Cade.

(Por Luciano Costa)

To Top