Últimas Notícias

Governo só tem cronograma de entrega de menos da metade dos testes previstos

BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – O Ministério da Saúde só tem, até agora, o cronograma de entrega de 9,2 milhões dos 22,9 milhões de testes previstos para diagnóstico do novo coronavírus. Esse montante chegaria à pasta em etapas, atingindo o total até julho.
O cronograma consta de boletim epidemiológico da pasta divulgado nesta quinta-feira (9).
A previsão que vem sendo divulgada em boletins do ministério é que a epidemia atinja seu pico até junho deste ano.
Dos 9,2 milhões, já foram entregues pelos fornecedores e empresas doadoras ao menos 904.872, o equivalente a 9,9% do total, segundo a pasta.
Destes, 104 mil são de testes fornecidos pela Fiocruz, e que usam a técnica de RT-PCR, que visa identificar a presença de material genético do vírus em amostras.
Outros 300 mil testes, do mesmo modelo, foram de doação da Petrobras.
Também já foram entregues 500 mil testes rápidos doados pela mineradora Vale. Diferente do teste pela técnica de PCR, esse modelo funciona pela detecção de anticorpos para o novo coronavírus.
A ideia do ministério é usar os testes PCR para identificação do vírus em pacientes internados com quadro grave e em amostras de unidades sentinelas.
Já os testes rápidos devem ser direcionados a profissionais de saúde e da área de segurança, como policiais, em caso de sintomas. O objetivo é verificar, após um período de isolamento, se eles podem voltar ou trabalho ou devem continuar em casa.
Segundo o documento, uma nova quantidade de testes, doada pela mineradora e Petrobrás, deverá ser entregue a partir da próxima semana até julho.
Ao todo, são 3,6 milhões de testes da Fiocruz, 600 mil da Petrobrás e 5 milhões da Vale, atingindo a soma de 9,2 milhões.
Apesar de fixar o prazo até julho, o próprio ministério vê a possibilidade de impasses no cumprimento de etapas de entrega.
O documento cita que, no caso dos testes entregues pela Fiocruz, “o cronograma é dependente de acesso ao insumos no mercado internacional”.
O boletim também não informa o que ocorreu com os outros 13,7 milhões de testes anunciados inicialmente pela pasta para chegar à conta de 22,9 milhões.
Questionado, o Ministério da Saúde ainda não respondeu.
Membros da pasta informaram à reportagem que os 22,9 milhões ainda estão previstos, embora ainda sem previsão de entrega.
O problema ocorre pela dificuldade de acesso a insumos e alta demanda no mercado.
Atualmente, a ausência de testes é apontada como um dos principais impasses para o controle da epidemia do novo coronavírus.
Diante da dificuldade de ampliar os exames, o ministério tem recomendado que os testes sejam aplicados apenas para casos graves, de pacientes internados em UTI.
A pasta, porém, também vem citando a possibilidade de instalar postos volantes para testagem em cidades acima de 500 mil habitantes –o prazo para que isso ocorra, porém, ainda não divulgado.
No documento divulgado nesta quinta, o ministério volta a afirma que “a capacidade laboratorial do Brasil ainda é insuficiente para dar resposta a essa fase da epidemia”.
Em seguida, reforça a importância do distanciamento social no enfrentamento ao coronavírus.
O texto aponta que essas políticas contribuem para evitar o colapso do sistema de saúde e oferecem tempo aos gestores para melhorarem a estrutura de seus serviços médicos.
O documento diz ainda que estados e municípios que adotaram o distanciamento social ampliado só devem fazer a transição para uma forma mais branda caso disponham de equipamentos e profissionais de saúde em número suficiente.
A medida ocorre após o ministério divulgar uma proposta de distanciamento social seletivo, focado em idosos e pessoas com doenças crônicas. Segundo a pasta, a medida vale apenas para locais onde os casos confirmados não tenham impactado mais de 50% da capacidade instalada.

To Top