Agro

Soja e trigo avançam em Chicago com dólar em queda

Por Christopher Walljasper

CHICAGO (Reuters) – Os contratos futuros de soja e trigo negociados em Chicago registraram nesta quinta-feira as maiores altas em duas semanas, com a queda no valor do dólar tornando as exportações dos Estados Unidos atrativas em relação às de países produtores da América do Sul e do Mar Negro.

Os futuros do milho avançaram bem no começo da sessão, diante de fortes vendas de exportação dos EUA e um salto inicial nos preços do petróleo, mas fecharam apenas em leve alta, após as cotações da commodity fóssil derraparem e terminarem o dia em baixa.

Os mercados de grãos ignoraram o relatório de oferta e demanda global do Departamento de Agricultura dos EUA, com grande parte das previsões da agência já amplamente precificadas.

O dólar teve queda de 3,2% ante o rublo, fortalecendo as perspectivas de exportação de trigo dos EUA, enquanto a soja norte-americana se beneficiou de um recuo de 1% da divisa em relação ao real.

“O suporte geral aos grãos teve mais a ver com as moedas do que com qualquer outra coisa”, disse Charlie Sernatinger, chefe global de futuros de grãos da ED&F Man Capital Markets. “Todas as moedas emergentes tiveram alta contra o dólar hoje.”

O contrato maio da soja avançou 1%, maior alta desde 23 de março, fortalecido também pela redução de 2 milhões de toneladas na projeção da Companhia Nacional de Abastecimento para a safra 2019/20 do Brasil. O vencimento mais ativo fechou em alta de 9 centavos de dólar, a 8,6350 dólares/bushel, e acumulou ganho de 1,1% na semana.

O milho teve alta de 1,75 centavo, a 3,3175 dólares/bushel, terminando a semana com ganho de 0,3%. O trigo avançou 8,25 centavos, para 5,5650 dólares/bushel, subindo 1,3% na semana.

(Reportagem de Christopher Walljasper em Chicago, com reportagem adicional de PJ Huffstutter e Julie Ingwersen em Chicago, Naveen Thukral em Cingapura e Sybille de La Hamaide em Paris)

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG382DV-BASEIMAGE

To Top