Africa

Derrotem o coronavírus primeiro e critiquem depois, diz enviado especial da OMS

Por Alexander Cornwell

DUBAI (Reuters) – O enviado especial da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate à Covid-19 exortou os críticos nesta quarta-feira a se dedicarem primeiro a derrotar o vírus depois que os Estados Unidos suspenderam o financiamento da entidade devido à maneira como esta lida com a pandemia.

A decisão de terça-feira do presidente norte-americano, Donald Trump, de suspender o financiamento dos EUA à instituição sediada em Genebra foi repudiada por especialistas em doenças contagiosas, já que o número de mortes continua a crescer.

Trump vem hostilizando cada vez mais a OMS e acusou a organização de divulgar a “desinformação” da China sobre o vírus, o que ele disse que provavelmente provocou um surto maior do que aquele que teria ocorrido sem isso.

“Há um ou dois países que parecem bastante preocupados com ações que foram tomadas logo no início da pandemia… dizemos a todos, apelamos a todos, olhem para frente”, disse David Nabarro.

“Concentrem-se na luta épica neste momento e deixem as recriminações para mais tarde”, disse Nabarro durante uma conferência virtual, sem citar os EUA ou Trump.

“Se neste decurso decidirem que querem declarar que retirarão fundos ou fazer outros comentários sobre a OMS, lembrem que não se trata só da OMS, trata-se de toda a comunidade de saúde pública que está envolvida neste momento, e toda e qualquer pessoa do mundo é um profissional de saúde pública agora, todos estão assumindo responsabilidades, todos estão se sacrificando, todos estão envolvidos.”

To Top