Últimas Notícias

Prefeituras do interior de São Paulo flexibilizam abertura do comércio

RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) – Prefeituras do interior paulista decidiram nos últimos dias flexibilizar a abertura do comércio, já em vigor em alguns lugares ou com previsão de reabertura a partir da próxima semana.
Em Indaiatuba, a prefeitura anunciou nesta quinta-feira (16) um novo decreto que prevê mudanças nas atividades consideradas essenciais e permite a abertura de igrejas e atendimentos em salões de beleza –barbeiros, manicures– já a partir desta sexta-feira (17).
O prefeito Nilson Gaspar (MDB) afirmou que o comércio local estava sofrendo muito com o fechamento e que o fato de o STF (Supremo Tribunal Federal) decidir que municípios e estados podem estabelecer políticas de saúde foi importante para a tomada da decisão.
O anúncio foi feito ao lado do presidente da associação comercial, Antônio Aparecido Pereira, e, segundo ele, o decreto poderá ser revogado caso o comitê de enfrentamento avalie a necessidade.
Segundo a administração, a cidade tem 27 casos confirmados da Covid-19. A prefeitura confirmou, na véspera, a primeira morte em decorrência da doença na cidade, de uma mulher de 50 anos que tinha como comorbidades problemas respiratórios e obesidade. Há 103 suspeitos aguardando resultados dos exames e quatro mortes em investigação.
Em todos os locais, a abertura estabelece regras, como horários para funcionamento e o respeito a medidas como lotação máxima dos estabelecimentos e distância mínima entre as pessoas.
Já em São José do Rio Preto, o prefeito Edinho Araújo (MDB) novo decreto que permite o início da flexibilização gradual em atividades de menor impacto na aglomeração de pessoas, já em validade.
A prefeitura alega que a medida se enquadra ao que é permitido pelo decreto assinado pelo governador João Doria (PSDB).
Edinho liberou a abertura dos setores de óticas, lojas de produtos ortopédicos, bancas de revistas e jornais, escritórios de advocacia, contabilidade e imobiliárias, lojas de materiais de construção e barbearias, entre outros.
Em Sertãozinho, com uma morte devido à Covid-19, a prefeitura liberou a reabertura de setores não essenciais, como salões de beleza, lojas de assistências técnicas e óticas.
Outra cidade a anunciar a reabertura, a partir do dia 23, foi Batatais, após reunião entre a prefeitura e a associação comercial local. Assim como em outros locais, o funcionamento será feito seguindo regras.

To Top