Benefícios

INSS: Como pedir o benefício e revisão?

INSS: Como pedir o benefício e revisão? Quase todos os serviços do INSS já podem ser solicitados e acompanhados a distância pelo segurado, por meio do site ou do aplicativo de celular Meu INSS. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

O sistema permite que o segurado encaminhe a documentação necessária sem precisar comparecer a uma unidade do INSS.

Com a pandemia do novo coronavírus, o instituto anunciou que suas agências estarão fechadas até 30 de abril, podendo ampliar este prazo, para evitar a propagação da doença.

Solicitações podem ser feitos ao INSS sem sair casa?(Abre numa nova aba do navegador)

Segundo o INSS, os servidores vão trabalhar em regime de teletrabalho, com metas de desempenho, “o que garantirá ao segurado maior agilidade na análise dos requerimentos”.

Com o fechamento das agências, o INSS vai liberar os segurados da perícia médica presencial para requerer auxílio-doença e BPC (benefício assistencial), transferindo esses serviços também para o Meu INSS.

Segundo o instituto, a análise será só com o atestado médico do trabalhador doente. A ferramenta para envio do atestado médico, porém, ainda será disponibilizada no Meu INSS.

O órgão afirma que a habilitação do sistema ocorrerá somente após votação de projeto de lei, que será analisado pelo Congresso.

“Aos segurados que ainda precisam marcar uma perícia, esclarecemos que o agendamento pode ser feito normalmente pelo Meu INSS ou pelo telefone 135”, esclarece, em nota.

INSS: como ter o extrato previdenciário?(Abre numa nova aba do navegador)

“O segurado deve aguardar a disponibilização da ferramenta no Meu INSS para o envio do atestado”, completa o INSS.

De acordo com relatos de advogados previdenciários e de segurados, o Meu INSS tem apresentado falhas. Segundo a advogada Adriane Bramante, do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), o sistema de recursos voltou a funcionar nesta terça-feira (23). “Ficou desde sexta [20] indisponível”, diz.

O INSS afirma, porém, que “não foi reportada nenhuma falha no aplicativo”.

Petrobras reduz gasolina em 15%: Acompanhe(Abre numa nova aba do navegador)

To Top