América Latina

Em carta de despedida, Valeixo diz que PF vai seguir forte e alinhada aos princípios republicanos

BRASÍLIA (Reuters) – O ex-diretor-geral da Polícia Federal Maurício Valeixo afirmou que tem certeza que a corporação vai seguir “forte, unida e alinhada aos princípios republicanos mais nobres”, em carta de despedida divulgada nesta sexta-feira após ter deixado o cargo por determinação do presidente Jair Bolsonaro, episódio que também culminou na demissão do agora ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Sergio Moro.

“Deixo o cargo com a certeza de que a Polícia Federal segue forte, unida e alinhada aos princípios republicanos mais nobres”, disse.

“Recebi essa missão com grande entusiasmo e expectativa, e encerro esse ciclo com orgulho de ter feito parte dessa trajetória”, reforçou. “Sigamos fortes e em frente em nome da nossa Polícia Federal.”

Em pronunciamento mais cedo, Moro pediu demissão do cargo acusando o presidente de interferência política com a demissão de Valeixo, e usou como uma das alegações da mudança preocupação de Bolsonaro com o andamento de investigações autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que serão conduzidas pela corporação.

Moro também disse que a exoneração de Valeixo, publicada no Diário Oficial da União desta sexta de manhã, foi feita sem seu conhecimento. Disse ter sido surpreendido e que não assinou o documento oficial da saída do diretor-geral da PF, veiculado com o seu nome e do presidente.

Na carta, Valeixo disse que deixa a função a todos os colaboradores com “profunda gratidão a todos que fizeram parte e colaboraram com a gestão que ora se encerra”.

“Nos meus 23 anos de atividade nesta instituição, sempre pautei minha conduta pelo trabalho e profissionalismo, e tive a felicidade de atingir o posto mais alto reservado a um policial federal”, disse.

Segundo Valeixo, ao chegar ao cargo de diretor-geral pôde reafirmar suas “convicções sobre as virtudes do órgão, ao encontrar uma organização com sólidos valores éticos e institucionais, construídos por décadas de atuação dedicada e firme dos que me antecederam”.

“A nossa PF de hoje é a soma do esforço diário de cada um dos valorosos servidores que por aqui passaram nesses longos 76 anos de história, não importando seus cargos, funções ou lotações, pois o que nos faz fortes é o conjunto, é a unidade de ideais e de objetivos”, disse.

Valeixo agradeceu o apoio que recebeu “de todos no enfrentamento das mais diversas batalhas, não importando de onde viessem os desafios e os perigos inerentes a nossa árdua atividade”.

(Reportagem de Ricardo Brito)

tagreuters.com2020binary_LYNXNPEG3N28D-BASEIMAGE

To Top