Africa

Sinais que orientam distanciamento social em todo o mundo apontam para novo normal

(Reuters) – Eles vão de simples círculos desenhados no chão com spray em um mercado de Mogadício a adesivos de chão coloridos em um shopping center de Dubai que mandam beijo e dizem: “Ei, lindo, não esqueça de manter uma distância segura”.

Os sinais que nos obrigam a ficar distantes em locais movimentados para evitar a transmissão do novo coronavírus estão aparecendo em pisos de lojas, calçadas de cidades e plataformas de trem ou bonde de todo o mundo.

À medida que emergem de semanas de isolamento, as pessoas se deparam com uma variedade de medidas novas para tentar controlar o vírus e proteger os mais vulneráveis da sociedade.

Os sinais instalados até agora surgiram rapidamente, mas parece provável que se tornarão algo comum e que poderão ser usados durante anos.

Pontos no chão, linhas, quadrados dentro de quadrados, corações de amor e rostos sorridentes estão sendo usados ao redor do globo. As marcações precisam ser impactantes o bastante para serem obedecidas, mas o ideal é que também tranquilizem as pessoas sem fazê-las se sentir como gado.

“Em qualquer lugar em que existam sinalizações no momento, é porque as pessoas tiveram que reagir super rápido e instalar algo – a velocidade está sendo essencial. Agora estamos no ponto em que existe algum espaço para respirar”, disse Chris Girling, chefe de Orientação Espacial da CCD Design & Ergonomics de Londres.

“Temos uma variedade de estratégias de estilos, cores, terminologia, escala e posicionamento”, observa. “Isto significa que cada vez que um membro do público entra em um espaço diferente, está tendo que reaprender as regras.”

É preciso encontrar um equilíbrio, disse ele. “As pessoas querem se sentir seguras, tranquilizadas e à vontade. Se você conseguir fazer isso, é mais provável que elas, por sua vez, comprem, se sintam relaxadas e voltem. A mensagem precisa ser clara e coerente… e absorvida.”

O nível de cordialidade varia nos locais em que varejistas e autoridades municipais e de transporte têm conseguido imprimir sinais especiais.

“Para sua segurança, por favor, fique a 2 metros de outras pessoas”, diz um sinal no piso de um posto de gasolina da Shell no Reino Unido.

“Fique aqui” aparece escrito em inglês dentro de um círculo vermelho no chão de uma mercearia de Beirute.

“Se estivermos usando palavras como ‘pare’ e ‘ande’ e uma linguagem mais abrupta, isto está mais associado com uma sinalização de perigo e proibição. Isto (Covid-19) é um tipo de situação muito diferente e algo que as pessoas nunca vivenciaram, então justifica um tom de voz diferente”, disse

Girling.

(Reportagem de fotógrafos da Reuters ao redor do mundo)

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG4719C-BASEIMAGE

To Top