Benefícios

Novo método do rodízio vai tirar metade da frota das ruas de São Paulo

Detran, CNH, Contran, Carteira de Motorista, Motorista, IPVA, DPVAT,, trânsito

Novo método do rodízio vai tirar metade da frota das ruas de São Paulo. O rodízio de carros na cidade de São Paulo voltará a partir da próxima segunda-feira (11) com regras mais rígidas. O anúncio foi feito pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) durante entrevista coletiva, nesta quinta-feira (7), como medida de combate ao novo coronavírus.Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

A partir de segunda, rodízio será válido para todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, e as restrições para circulação serão válidas para toda a cidade, não apenas para o centro expandido.

Segundo Covas, a medida é necessária para a “redução da taxa de isolamento na cidade. Observamos um aumento da circulação, inclusive com congestionamentos. Infelizmente, o bloqueio de algumas avenidas não surtiu efeito”, disse.

O prefeito afirmou que o rodízio melhora a qualidade do ar e que a qualidade do ar interfere em doenças respiratórias. Então, melhorar a qualidade do ar também é uma forma de combater a atual crise.

Segundo o prefeito, o rodízio passa a ser em dias alternados, ou seja, nos dias pares circulam os carros com final da placa par, nos dias ímpares, circulam carros com final da placa ímpar. Isso aumenta a restrição de circulação de carros de 20% para 50%.

Prefeito de BH reclama da pressão para reabrir comércio durante pandemia(Abre numa nova aba do navegador)

Além disso, o horário de proibição para andar com o carro também aumentou. As restrições à circulação serão válidas durante todo o dia, entre a zero hora e às 23h59.

Ficam excluídos do rodízio os mesmos casos que já estavam antes – viaturas policiais e ambulâncias, por exemplo. Além disso, todos os profissionais da saúde também serão liberados do rodízio.

A Secretaria Municipal de Saúde irá enviar para todos os hospitais e unidades de saúde da cidade orientações para que esses profissionais façam o cadastro dos seus veículos. Eles terão dez dias para realizar este procedimento.

Durante este período, mesmo que sejam multados, a taxa será cancelada automaticamente. Depois dos dez dias, caso sejam multados e precisem recorrer, a prefeitura criou uma comissão específica para avaliar o caso dos profissionais de saúde.

As restrições a circulação de caminhões também retornarão, nos mesmos moldes anteriores, com exceção dos veículos de abastecimento ou que transportem itens da área de saúde.

Por conta do retorno do rodízio, a prefeitura afirma que irá colocar mil ônibus a mais nas ruas da capital e deixará outros 600 preparados para um eventual aumento na demanda de passageiros.

A capital paulista é o centro da crise da pandemia do novo coronavírus no Brasil, com 4.300 óbitos entre casos suspeitos e confirmados. Ao todo, a cidade de São Paulo tem 23.187 casos de Covid-19 confirmados e 1910 mortes, até o momento.

To Top