Pedir o serviço da Perícia Médica no INS
Como faz para Marcar Perícia Médica no INSS em 2023 O auxílio-doença (benefício por incapacidade temporária) é para quem precisa se afastar do trabalho por motivo de doença ou acidente);
continuação (prorrogação) do auxílio-doença;
perícia domiciliar ou hospitalar. Atenção! Caso a pessoa não possa ir à perícia médica no dia e hora agendados, é possível remarcar a perícia.
Quem pode utilizar este serviço? Pessoa que esteja doente e incapaz para o trabalho.
Etapas para a realização deste serviço
Pedir o serviço
Entre no Meu INSS;
Clique em “Pedir Benefício por Incapacidade”;
Selecione o tipo de perícia e siga as orientações que aparecem na tela;
Informe os dados necessários para concluir o seu pedido.CANAIS DE PRESTAÇÃO Aplicativo móvel : Baixe o Meu INSS Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível Ligue para 135. Web : Site do Meu INSS Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível Ligue para 135. Telefone : 135 Tempo estimado de espera : Até 5 minuto(s)
DOCUMENTAÇÃO Documentação em comum para todos os casos
Obrigatória:
Número do CPF.TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAAtendimento imediato
Comparecer à perícia médica No dia e hora marcados no agendamento, compareça à agência do INSS, levando seus documentos de identificação e todos os laudos e exames originais.
CANAIS DE PRESTAÇÃO Presencial : Encontre a agência do INSS mais próxima no Site do INSS. Tempo estimado de espera : Até 30 minuto(s)
DOCUMENTAÇÃO Documentação em comum para todos os casos
Documentos pessoais originais do interessado com foto (RG, CNH ou CTPS);
Documentos médicos originais (exames, laudos, receitas);
Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda), se houver;
Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante, se houver.TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAEm média 30 minuto(s)
Receber respostaEntre no Meu INSS;
Clique em “Do que você precisa?” e escreva o nome do serviço “Resultado de Benefício por Incapacidade”;
Localize seu processo. Em caso de dúvidas, ligue para a Central 135.CANAIS DE PRESTAÇÃO Aplicativo móvel : Baixe o Meu INSS Procedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponívelLigue para 135. Web : Site do Meu INSSProcedimentos de atendimento quando o sistema informatizado se encontrar indisponível Ligue para 135.TEMPO DE DURAÇÃO DA ETAPAEm média 45 dia(s) corrido(s)
Quanto tempo leva? Em média 45 dia(s) corrido(s) é o tempo estimado para a prestação deste serviço.
Informações adicionais ao tempo estimado
Este serviço é gratuito para o cidadão.
Para mais informações ou dúvidas sobre este serviço, entre em contato Em caso de dúvidas, ligue para a Central de Atendimento do INSS pelo telefone 135. O serviço está disponível de segunda a sábado das 7h às 22h (horário de Brasília).
Este é um serviço do(a) Instituto Nacional do Seguro Social . Em caso de dúvidas, reclamações ou sugestões favor contactá-lo.
Tratamento a ser dispensado ao usuário no atendimentoO usuário deverá receber, conforme os princípios expressos na lei nº 13.460/17, um atendimento pautado nas seguintes diretrizes:
· Urbanidade;
· Respeito;
· Acessibilidade;
· Cortesia;
· Presunção da boa-fé do usuário;
· Igualdade;
· Eficiência;
· Segurança; e
· Ética
Informações sobre as condições de acessibilidade, sinalização, limpeza e conforto dos locais de atendimento O usuário do serviço público, conforme estabelecido pela lei nº13.460/17, tem direito a atendimento presencial, quando necessário, em instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento.
Informação sobre quem tem direito a tratamento prioritário Tem direito a atendimento prioritário as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos, conforme estabelecido pela lei 10.048, de 8 de novembro de 2000