Agro

China compra ao menos 240 mil t de soja dos EUA e busca mais, dizem operadores

Por Karl Plume

CHICAGO (Reuters) – Importadores da China compraram nesta segunda-feira ao menos quatro cargas de soja dos Estados Unidos, ou 240 mil toneladas, para embarques a partir de julho, disseram dois operadores familiarizados com o negócio.

Mais vendas ainda são possíveis, uma vez que empresas estatais chinesas buscaram ofertas de até 20 cargas para embarques entre julho e novembro a partir de terminais da Costa do Golfo dos EUA ou do Noroeste do Pacífico, segundo os traders.

As aquisições são as mais recentes de uma série de compras feitas pela China, que se comprometeu a ampliar de forma dramática as importações agrícolas junto aos EUA, parte da fase 1 do acordo comercial entre os países, assinado em janeiro.

No final do mês passado, os preços da soja em Chicago chegaram a atingir o menor nível em quase um ano, com a pandemia de coronavírus afetando as cadeias de oferta de alimentos e a demanda por rações e combustíveis.

A China, maior importadora de soja do mundo, têm focado nos últimos meses em ofertas mais baratas da soja recém-colhida da América do Sul. A força do dólar e a depreciação histórica do real contribuíram ainda mais para as compras da oleaginosa sul-americana.

As compras de soja dos EUA nesta segunda-feira ocorrem após uma série de aquisições de commodities agrícolas norte-americanas pelo país asiático desde o final de abril.

A China planeja comprar mais de 30 milhões de toneladas de produtos agrícolas dos EUA, incluindo 10 milhões de toneladas de soja, para suas reservas estatais, visando em parte se proteger de interrupções às cadeias de oferta relacionadas ao coronavírus, disseram fontes à Reuters no mês passado.

Agora, as vendas dos EUA para a China em 2020 totalizam mais de 3 milhões de toneladas, embora fiquem bem abaixo das quase 10 milhões de toneladas compradas pelo país asiático em igual período do ano passado, segundo dados do Departamento de Agricultura norte-americano (USDA, na sigla em inglês).

Como parte da fase 1 do acordo comercial entre os países, a China se comprometeu a ampliar as compras agrícolas em pelo menos 12,5 bilhões de dólares em 2020 e 19,5 bilhões de dólares em 2021, tendo como baliza o nível de 2017 (24 bilhões de dólares). É esperado que a soja, mais valiosa exportação agrícola dos EUA, represente uma parcela significativa do acordo.

tagreuters.com2020binary_LYNXMPEG4A1WD-BASEIMAGE

To Top