Asia

Tencent vê isolamento impulsionar receita com videogames

Por Pei Li e Brenda Goh

HONG KONG (Reuters) – A alta demanda por videogames durante as paralisações causadas pela pandemia, impulsionaram a receita e o lucro do primeiro trimestre da Tencent Holdings, com os jogos de grande sucesso “PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG) Mobile” e “Honor of Kings”, ajudando a superar as previsões.

O negócio de videogames da empresa chinesa, que gera mais de um terço de sua receita, teve um crescimento de 31%, para 37,3 bilhões de iuanes (5,26 bilhões de dólares), à medida que as pessoas passaram mais tempo na frente das telas e usavam jogos online como substituto para sair com amigos.

Os principais jogos da Tencent, PUBG Mobile e Honor of Kings, tiveram a maior receita global de games para dispositivos móveis em março, disse a empresa de análise Sensor Tower, reforçando o status da companhia como a maior empresa de jogos do mundo em vendas.

Compras dentro dos jogos, em itens como power-ups, skins e acessórios no PUBG Mobile somaram 232 milhões de dólares, mais de três vezes o que o título gerou em março de 2019.

No entanto, a Tencent, uma gigante de jogos e mídias sociais, alertou que espera que alguns dos benefícios que vê durante o período de quarentena sejam temporários.

“Esperamos que as atividades de consumo dentro dos jogos se normalizem amplamente à medida que as pessoas retornam ao trabalho, e vemos alguns ventos contrários para o setor de publicidade online”, afirmou.

Os gastos globais com jogos digitais subiram para 10 bilhões de dólares em março, o maior valor mensal já registrado, de acordo com a SuperData, braço de dados sobre videogames da Nielsen.

As ações da Tencent subiram quase 14,38% este ano, contra um declínio de 15% do índice Hang Seng, de Hong Kong. Enquanto isso, as ações da rival listada nos EUA, Alibaba, voltada para o comércio eletrônico e não para jogos, caíram quase 6% no mesmo período.

Alex Liu, analista da China Renaissance, disse que é improvável que a empresa consiga sustentar o explosivo impulso nos negócios de jogos, mas uma forte receita diferida provavelmente seja alimentada ao longo do ano e um conjunto de lançamentos de larga escala, incluindo Dungeon & Fighter Mobile, trará um crescimento robusto.

A receita total da Tencent aumentou 26%, para 108,07 bilhões de iuanes (15,24 bilhões de dólares), enquanto o lucro líquido cresceu 6%, para 28,90 bilhões de iuanes, nos três meses até março, com ambos acima da estimativa média de analistas, de acordo com dados da Refinitiv.

A empresa disse que a receita de publicidade online do grupo aumentou 32%, com anúncios relacionados a videogames e educação no WeChat e em seus outros aplicativos ajudando-a a enfrentar uma desaceleração mais ampla do setor.

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