Benefícios

Fique atento: TeleSUS no WhatsApp é Golpe

WhatsApp e OMS lançam novas figurinhas para a campanha “Juntos em casa”

Fique atento: TeleSUS no WhatsApp é Golpe. O Ministério da Saúde está alertando a população sobre um golpe que está usando o telefone do TeleSUS 136. O Ministério está de fato entrando em contato com os cidadãos para obter informações sobre o Novo Coronavírus por meio deste número. No entanto, alguns criminosos estão se usando disso para obter informações e sequestrar contas do aplicativo Whatsapp. Baixe o Aplicativo Gratuito do Portal Mix Vale

O dfndr lab, laboratório de segurança digital da PSafe, afirma que recebeu diversos relatos sobre os golpes que usam como tema os telefonemas do Ministério da Saúde. No golpe do TeleSUS os cibercriminosos estudam como a contato está sendo realizado pelos verdadeiros profissionais da saúde, para, então, simulá-las, deixando a fraude ainda mais crível. Segundo a PSafe, os números de clonagem de WhatsApp têm crescido no país, somente em março deste ano, projeta-se que esta modalidade tenha atingido 641 mil vítimas no Brasil.

Como ativar o modo escuro do seu WhatsApp?(Abre numa nova aba do navegador)

— O criminoso entra em contato com a potencial vítima para solicitar uma suposta pesquisa sobre os sintomas do COVID-19, se passando por um representante do Ministério da Saúde. Então, a pessoa recebe um código no celular e o criminoso pede para informá-lo. Contudo, o que a vítima não percebe é que este código se trata de um PIN de seis dígitos que libera acesso à sua conta do WhatsApp. Ao fornecê-lo, ela tem a conta bloqueada em seu celular e liberada no aparelho do atacante. A partir daí, a vítima tem seu WhatsApp clonado— explica Emilio Simoni, diretor da dfndr Lab.

Golpe no WhatsApp do Auxílio emergencial atinge mais 4 milhões pessoas(Abre numa nova aba do navegador)

Para não cair no golpe a recomendação é seguir essas medidas de segurança:

  • Confira o número que está ligando antes de atender. O número do Ministério da Saúde é 136.
  • O TeleSUS não pede dados pessoais, então não forneça
  • O TeleSUS também não envia código nem pede doações
  • Evite clicar em links de mensagens que ofereçam brindes, prêmios ou benefícios.
  • Desconfie de informações sensacionalistas ou ofertas muito vantajosas e busque fontes confiáveis.
  • No caso de mensagens que tratam de assuntos governamentais, como benefícios sociais e questões de saúde pública, busque a informação em sites oficiais, como do Ministério da Economia e do Ministério da Saúde.
  • Não compartilhe mensagens sem antes verificar se a informação é verídica e se os links são seguros.
  • Utilize soluções de segurança no celular que oferecem a função de detecção automática de ‘phishing’ (roubo de dados) em aplicativos de mensagem e redes sociais.

Como instalar o aplicativo do Bolsa Família(Abre numa nova aba do navegador)

To Top